LEI Nº 3722, DE 06 DE JULHO DE 1999.
DISPÕE SOBRE AS
DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS PARA O ANO DE 2000.
PAULO ROBERTO ROITBERG, Prefeito Municipal de Caçapava, Estado do Espírito Santo, no uso de suas atribuições legais, Faz saber
que a Câmara Municipal aprovou e eu sanciono e promulgo a seguinte Lei:
CAPÍTULO I
DAS DIRETRIZES GERAIS DA ELABORAÇÃO ORÇAMENTÁRIA
Art. 1º A Lei Orçamentária Anual, para o exercício
financeiro do ano de 2000, observando-se o disposto no Artigo 150 da Lei
Orgânica do Município, compreenderá:
I - Orçamento Fiscal;
II - Orçamento da Seguridade Social.
Art. 2º A proposta orçamentária do Município para o exercício do ano 2000 será
integrada pelo Poder Legislativo e por todos os órgãos da administração direta
e fundacional do Poder Executivo, nos termos do artigo 1° desta lei.
Artigo 3º A proposta orçamentária do Município para o exercício do ano 2000
conterá:
I - Prioridades e metas da administração pública, incluindo os programas
de investimentos para o próximo exercício constante desta Lei;
II - Atividades de manutenção dos órgãos municipais, levando em conta o
comportamento da execução orçamentária neste exercício ou em anteriores à
formulação desta Lei.
Parágrafo único - A lei orçamentária anual não apresentará dispositivo estranho a
previsão da receita e à fixação da despesa, não se incluindo na proibição a
autorização para remanejamento e abertura de créditos suplementares e
contratação de operações de crédito ainda que por antecipação da receita.
Artigo 4º A proposta orçamentária do Poder Legislativo para o próximo exercício
será encaminhada ao Poder Executivo até 31 de julho para ser compatibilizada
com as propostas dos demais órgãos da administração municipal e com a receita
orçada, a fim de permitir a posterior elaboração do projeto de lei
orçamentária.
CAPÍTULO II
DA ELABORAÇÃO DA PROPOSTA ORÇAMENTÁRIA
Artigo 5º A proposta orçamentária do município de Caçapava para o exercício do ano
2000 será encaminhada à Câmara Municipal até 30 de setembro de 1999 e conterá a
discriminação das receitas e despesas municipais, evidenciando a política
econômica e financeira e o programa de trabalho do governo.
Artigo 6º Farão parte do Projeto de Lei Orçamentária:
I - Mensagem;
II - Proposta Orçamentária;
III - Demonstrativo dos efeitos sobre as receitas, decorrentes de
isenções, anistias, remissões, subsídios e benefícios de natureza financeira,
tributária e creditícia.
Art. 7º A Mensagem de encaminhamento do Projeto de Lei Orçamentária
explicitará:
I - A compatibilização das prioridades constantes da proposta
orçamentária anual com as aprovadas na LDO;
II - Os critérios seguidos para estimar as fontes de recursos previstos
para o exercício.
Art. 8º A Lei Orçamentária discriminará a receita e despesa, evidenciando a
política econômica e financeira da administração e a execução de seu plano de
governo.
§ 1° Integrarão a proposta orçamentária:
I - Sumário geral da receita por fontes e da despesa por funções de
governo;
II - Quadro demonstrativo da receita e despesa segundo as categorias
econômicas, nos termos da legislação em vigor;
III - Quadro demonstrativo da receita por fontes e respectiva
legislação;
IV - Quadro das dotações por órgãos de governo da Administração;
V - Tabela explicativa da receita e despesa nos termos da legislação em
vigor.
§ 2° Acompanharão a Lei Orçamentária:
I - Quadros demonstrativos da receita e planos de Aplicação dos Fundos Especiais;
II - Quadros demonstrativos da despesa, na forma da legislação em vigor.
Art. 9° Integrarão as propostas do orçamento fiscal as dotações destinadas a
transferências para a Fundação de Saúde e Assistência do Município de Caçapava
- FUSAM, até o limite de dez por cento da arrecadação.
Parágrafo Único - Na aplicação do percentual, previsto neste artigo não incidirão as
receitas provenientes de taxas, operações de crédito, convênios e fundos.
Art. 10 O Orçamento de Investimentos, previsto no Art. 150 da Lei Orgânica do
Município compreenderá dotações destinadas a:
I - Planejamento, gerenciamento e execução de obras;
II - Aquisição de imóveis necessários à realização de obras;
III - Aquisição de instalações, equipamentos e material permanente;
IV - Aquisição de imóveis ou bens de capital em utilização.
Art. 11 Na transferência de recursos orçamentários à Câmara Municipal será
observado o limite mínimo de um por cento da arrecadação municipal.
Parágrafo Único - Na aplicação do percentual, previsto neste artigo não incidirão as
receitas provenientes de taxas, operações de créditos, convênios e fundos.
CAPÍTULO III
DOS SERVIDORES
Art. 12 A política de pessoal do Município observará o disposto nos art. 1º, 2°
e 3° da Lei Complementar n° 82, de 27 de março de 1995.
Art. 13 Na fixação da política salarial será observado o disposto no Artigo 38
do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias e demais dispositivos
regulamentares vigentes.
Parágrafo Único - Haverá aumentos reais de salário quando a arrecadação do Município
permitir, objetivando a reposição das perdas e a valorização do servidor
municipal.
Art. 14 A Administração Municipal poderá, no decorrer do exercício de 2000,
rever sua estrutura administrativa, adequando-a às suas finalidades
específicas.
CAPÍTULO IV
DOS TRIBUTOS
Art. 15 O Município fica obrigado a arrecadar todos os tributos de sua
competência, inclusive o da Contribuição de Melhoria.
Parágrafo Único - A administração do Município dispenderá esforços no sentido de
diminuir o volume da Dívida Ativa inscrita, de natureza tributária e não
tributária.
Art. 16 O Município fica obrigado a rever e atualizar a sua legislação
tributária, para o exercício de 2000.
§ 1° A revisão e atualização de que trata o presente artigo compreenderá
também a modernização da máquina fazendária no sentido de aumentar a
produtividade.
§ 2° Os esforços mencionados no parágrafo anterior se estenderão à
administração da Dívida Ativa.
CAPÍTULO V
DA ALTERAÇÃO DA LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA
Art. 17 O Poder Executivo enviará à Câmara Municipal, projetos de lei dispondo
sobre alterações na legislação tributária especialmente sobre:
I - Modificação na legislação da contribuição de melhoria, decorrente de
obra pública;
II - Revisão das taxas, objetivando sua adequação aos custos dos
serviços prestados;
III - Aperfeiçoamento no sistema de fiscalização, cobrança e arrecadação
dos tributos;
IV - Instituição da progressividade das alíquotas do Imposto Predial e
Territorial Urbano, nos termos de Lei Municipal, de forma a assegurar o
cumprimento da função social da propriedade e de correta utilização, nos termos
do Plano Diretor do Município;
V - Revisão do Código Tributário, visando adequá-lo à política tributária
necessária para promover o desenvolvimento econômico e social do Município.
CAPÍTULO VI
DA DÍVIDA PÚBLICA
Art. 18 A administração das dívidas interna e externa contratadas e a captação de
recursos pela administração municipal, obedecida a legislação vigente,
atenderão:
I - A operações de crédito por antecipação da receita orçamentária do
exercício;
II - A investimentos definidos pelo Plano Plurianual de Investimentos e
de acordo com as fontes de recursos.
CAPÍTULO VII
DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
Art. 19 Caso o projeto de lei orçamentária não seja votado até o início do
exercício de 2000, fica o Poder Executivo autorizado a realizar a lei orçamentária
vigente, até a aprovação do projeto pelo Poder Legislativo.
Art. 20 Constarão do orçamento anual os recursos destinados ao custeio de
auxílios ou subvenções autorizadas pelo Poder Legislativo através de lei
específica.
§ 1° O prazo para prestação de contas referente a recursos recebidos por
conta de auxílio ou subvenção não poderá ultrapassar noventa dias do
encerramento de exercício.
§ 2° Fica vedada a concessão de auxílio ou subvenção às entidades que não
tiverem prestado contas dos recursos recebidos ou cujas contas não tiverem sido
aprovadas pelo Executivo Municipal.
Art. 21 O Município se obriga, de acordo com o art. 209 da Lei Orgânica do
Município, a aplicar vinte e cinco por cento da receita de impostos e
transferências na manutenção e desenvolvimento do ensino.
Art. 22 O Município se obriga, de acordo com § 7º do art. 150 da Lei Orgânica do
Município, aplicar catorze por cento da receita de impostos e transferências na
manutenção e desenvolvimento da saúde.
Art. 23 Os créditos adicionais e suplementares abertos por decreto do Executivo,
quando destinados a suprir insuficiência nas dotações relativas aos serviços da
dívida pública, precatórios judiciais, pessoal civil, inativos, pensionistas,
encargos sociais, despesas de exercícios anteriores, despesas a conta de
recursos vinculados e Fundação Municipal, não onerarão o limite autorizado na
lei orçamentária.
Art. 24 Além do estabelecido nesta lei, o Orçamento deverá seguir os seguintes
princípios:
I - Os projetos em execução terão prioridade sobre os novos projetos,
salvo motivo de força maior.
II - A programação de novos projetos dependerá de prévia comprovação de
sua viabilidade técnica, econômica e financeira.
Art. 25 Faz parte integrante desta lei os quadros anexos das metas e prioridade
da administração, constantes das folhas 08 a 45.
Art. 26 Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.
Art. 27 Revogam-se as disposições em contrário.
Prefeitura Municipal de Caçapava, 06 de Julho de 1999.
PAULO ROBERTO ROITBERG
PREFEITO MUNICIPAL
Este texto não substitui o
original publicado e arquivado na Prefeitura Municipal de Caçapava.
DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS - EXERCÍCIO DE 2000 
GABINETE DO PREFEITO
| 
   METAS E PRIORIDADES  | 
  
   OBJETIVOS  | 
 
| 
   - Adequação, ampliação e incrementação dos serviços e equipamentos do
  gabinete.  | 
  
   Qualificar e otimizar o trabalho, captando e produzindo informações com
  maior agilidade, possibilitando a tomada de decisões com maior presteza e
  eficiência.  | 
 
| 
   - Promoção de Palestras, Seminários e eventos de natureza
  educativa/cultural.  | 
  
   Proporcionar o acesso a conhecimentos específicos em diversas áreas do
  saber, visando a qualificação da população. Direcionar a busca de soluções
  para problemas locais ouvindo especialistas e conhecendo novas metodologias e
  possibilidades.  | 
 
| 
   - Criação da Coordenadoria de Comunicação Social e provimento de seus
  cargos.  | 
  
   Atender às demandas já existentes e criar alternativas que viabilizem a
  informação do munícipe quanto aos serviços, atividades e decisões da
  administração.  | 
 
| 
   - Organização do Sistema Municipal de Defesa Civil. - Aquisição de material de segurança, sinalização. - Organização, apoio e promoção de eventos e festivais sociais.  | 
  
   Atender de forma mais qualificada às emergências locais.  | 
 
| 
   - Organização, apoio e promoção de eventos e festivais sociais.  | 
  
   Proporcionar infra-estrutura às atividades comemorativas do Município.  | 
 
| 
   - Semana da Mulher, Dia do Trabalhador e outras festividades.  | 
  
   Proporcionar infra-estrutura a realização das diversas atividades.  | 
 
| 
   - Readequação da Assessoria de Planejamento, com a criação e provimento
  de cargos. - contratação de terceiros e celebração de convênios.  | 
  
   Atender os princípios constitucionais que determinam a adequação e
  utilização de instrumentos de planejamento como forma de reduzir as
  desigualdades econômicas e sócio-culturais.  | 
 
| 
   - Formulação do Plano Diretor. - Elaboração de base cartográfica geoferenciada do município, através
  do Sistema Geográfico de Informações. - Levantamento aerofotogramétrico.  | 
  
   Informatização de dados físico/territoriais da cidade, integrando-os
  aos diversos setores da administração municipal e utilizando informações de
  órgãos das esferas estadual e/ou federal. Agilizar o atendimento ao munícipe e orientar as decisões da administração
  levando em conta a realidade da cidade e seus dados. Obter um retrato físico-territorial da cidade, em condições mais reais,
  principalmente quanto aos loteamentos clandestinos  visando subsidiar as ações políticos-habitacionais
  e de desenvolvimento econômico e de controle do uso do solo.  | 
 
| 
   - Elaboração de projetos de urbanização, praças e áreas de lazer.  | 
  
   Melhorar a estética e as áreas de lazer e verdes, levando em conta as
  atividades que ali serão realizadas e o tipo de demanda de atividades de
  entretenimento local.  | 
 
| 
   - Melhoria do centro da cidade.  | 
  
   Resgatar os espaços públicos e privados, dotando-os de equipamentos e
  condições para o atendimento à população em suas atividades de lazer e
  consumo.  | 
 
| 
   - Elaboração de projetos de incentivo ao Desenvolvimento econômico.  | 
  
   Incentivar fortalecer e explorar as potencialidades da cidade, visando
  o desenvolvimento econômico e social, combatendo o desemprego.  | 
 
| 
   - Realização de cursos e Treinamentos.  | 
  
   Manter os profissionais da área atualizados.  | 
 
| 
   - Implantação de Parques Urbanos.  | 
  
   Aumentar o índice de áreas verdes dos bairros, contribuindo com a
  ampliação de áreas destinadas ao lazer.  | 
 
| 
   - Implantação do Projeto Verde é Vida, de levantamento de informações
  sobre o meio ambiente e de formação de consciência ecológica.  | 
  
   Viabilizar pesquisas de meio ambiente que desenvolvam o interesse da
  população em geral e principalmente de estudantes de primeiro e segundo grau,
  através de participação direta nas iniciativas.  | 
 
| 
   - Implantação de ações que visem um melhor aproveitamento das políticas
  do comitê da Bacia do Rio Paraíba do Sul, Serra da Mantiqueira e Litoral
  Norte, subsidiando a representação da cidade no Conselho Estadual de Recursos
  Hídricos.  | 
  
   Viabilizar ações junto às diversas cidades da região e governos
  estadual e federal que integrem uma política de despoluição do Rio Paraíba e
  de valorização dos Recursos Hídricos.  | 
 
| 
   - Realização de inventário das principais fontes de poluição, emissão
  de detritos, líquidos e gasosos, instalados no município.  | 
  
   Proceder avaliação da qualidade dos recursos naturais existentes na
  cidade: ar, água, solo e subsolo e sua capacidade de absorção de novos
  impactos.  | 
 
| 
   - Realização de convênio com órgãos públicos e privados para o
  desenvolvimento de projetos ecoambientais.  | 
  
   Buscar recursos para a realização de programas que resultem em melhoria
  ambiental.  | 
 
| 
   - Seleção de áreas adequadas para a colocação de entulhos e instalação
  de aterros sanitários e industriais.  | 
  
   Utilizar tecnologia adequada para o tratamento dos diversos tipos de
  resíduos.  | 
 
| 
   - Realização de campanhas educativas que objetivem o controle da
  poluição visual, atmosférica, sonora, hídrica e atenção e cuidados com o saneamento
  básico.  | 
  
   Objetivando preservar o meio ambiente, promover a conscientização da
  comunidade.  | 
 
| 
   Desenvolvimento de programas de identificação do perfil da mão-de-obra
  empregada e desempregada no município.  | 
  
   Subsidiar programas de combate ao desemprego e de desenvolvimento econômico.  | 
 
| 
   - Atualização do cadastro das empresas instaladas no município.  | 
  
   Levantar os produtos fabricados no município.  | 
 
| 
   - Planejamento e execução de ações que visem o combate ao desemprego e
  a miséria decorrentes de conjuntura econômica.  | 
  
   Dar subsídio para iniciativas como a Comissão Municipal de Emprego, que
  reúne os setores produtivos em ações concretas de combate ao desemprego.  | 
 
| 
   - Celebração de convênio com o Estado para a construção e ampliação de
  Postos Policiais.  | 
  
   Ampliar os serviços e fornecer melhores condições de segurança para o
  município.  | 
 
| 
   - Corpo de Bombeiros. - Celebração de convênio com o Estado e com a iniciativa privada para a
  instalação de postos de Corpo de Bombeiros.  | 
  
   Atender à demanda.  | 
 
| 
   - Criação do sistema de Informação Municipal.  | 
  
   Organizai otimizar e agilizar os serviços.  | 
 
| 
   - Celebração de convênio com órgãos públicos e iniciativa privada para
  o Programa de Eletrificação Rural.  | 
  
   Atendimento às necessidades.  | 
 
| 
   - Implementação Orçamento Participativo.  | 
  
   Viabilizar processo participativo e transparente de controle dos
  recursos públicos.  | 
 
DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS - EXERCÍCIO DE 2000 
SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO
| 
   METAS E PRIORIDADES  | 
  
   OBJETIVOS  | 
 
| 
   - Implantar o Plano de Carreira, Cargos e Salários na Administração.  | 
  
   Conferir ao funcionário público Municipal ao mesmo tempo, valorização e
  responsabilidade no atendimento de qualidade que pretendemos dar à população.  | 
 
| 
   - Implantar O. M. na Administração.  | 
  
   Normalização de procedimentos e metas administrativas.  | 
 
| 
   - Adequação do Arquivo Municipal.  | 
  
   Agilizar as respostas às consultas.  | 
 
| 
   - Programa de Capacitação de Pessoal.  | 
  
   Melhorar a eficácia do servidor colocando-o em consonância com as
  exigências da população no que tange à eficiência, agilidade e resolutividade
  das demandas apresentadas.  | 
 
| 
   - Construir o Almoxarifado Municipal, implantando informatização no
  gerenciamento de materiais.  | 
  
   Destinar espaço adequado ao armazenamento de material que será comprado
  em melhores condições, viabilizando um pequeno estoque de material.  | 
 
| 
   - Reforma e/ou construção de próprios da Prefeitura.  | 
  
   Manutenção, prevenção e correção.  | 
 
| 
   - Implementação de Depósito de Materiais Apreendidos. - Contratação de agentes fiscais, auxiliares de serviços gerais,
  motoristas. - Aquisição de equipamentos e material permanente. - Aquisição de veículos. - Leilão de materiais apreendidos.  | 
  
   Guardar materiais destinados à venda em desacordo com legislação
  pertinente.  | 
 
| 
   - Implementação do Estatuto dos Servidores Públicos Municipais.  | 
  
   Adequar as relações de trabalho na administração às exigências legais,
  estabelecendo nova base de entendimento.  | 
 
| 
   - Realização de concurso público.  | 
  
   Provimento de cargos necessários ao bom andamento do serviço público.  | 
 
| 
   - Publicação de Atos Oficiais.  | 
  
   Viabilizar o cumprimento de legislação específica sobre publicidade dos
  atos públicos.  | 
 
| 
   - Desenvolvimento Gerencial.  | 
  
   Desenvolver junto aos ocupantes de cargos de chefia para melhor
  desempenho de suas funções gerenciais, no acompanhamento e desenvolvimento de
  sua equipe para atender.  | 
 
DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS - EXERCÍCIO DE 2000 
SECRETARIA DE FINANÇAS
| 
   METAS E PRIORIDADES  | 
  
   OBJETIVOS  | 
 
| 
   - Implantação do sistema Geográfico de Informações. - Aquisição de equipamentos.  | 
  
   Integração de informações contidas em diversos cadastros, referenciadas
  geograficamente. Atualização cartográfica e cadastral.  Atender às necessidades de supervisão.  | 
 
| 
   - Implantação/Expansão do Sistema Informatizado Integrado de Receita
  Contratação de terceiros.  | 
  
   Agilizar o atendimento aos munícipes ou aos órgãos, melhorando o
  controle das informações. Digitalização de dados cadastrais.  | 
 
| 
   - Incremento à arrecadação. - Reforma Tributária. - Celebração de convênios com Órgãos públicos, privados, entidades e
  Universidades. - Aquisição de móveis e equipamentos. - Contratação de pessoal. - Aquisição de veículo. - Ampliação de postos de atendimento.  | 
  
   Melhorar a capacidade de arrecadação, aperfeiçoando o sistema de
  fiscalização, cobrança e arrecadação dos tributos e realizando campanhas
  educativas.  Atualização da Legislação vigente.  Atualização cadastral para fins de tributação. Atender às necessidades do departamento.  Completar a frota visando melhorar a fiscalização. Instalação de guichês. Melhoria no atendimento ao público e na cobrança de dívidas.  | 
 
| 
   - Ampliação da Informatização.  | 
  
   Controle da arrecadação a assegurar uma maior confiabilidade nos dados
  disponíveis.  | 
 
| 
   - Amortização da Dívida Pública.  | 
  
   Pagamento de Precatórios Judiciais, de acordo com disposições
  constitucionais (Art. 100 da CF e 33 dos Atos das Disposições transitórias).  | 
 
| 
   - Obter financiamentos diversos a longo prazo.  | 
  
   Responder às demandas populares por obras e serviços.  | 
 
| 
   - Aquisição de linhas telefônicas.  | 
  
   Agilizar o sistema de atendimento e consulta nos diversos órgãos
  públicos.  | 
 
| 
   - Contratação de Agentes Fiscais, Técnicos Administrativos, motoristas.  | 
  
   Tornar mais acessíveis à população serviços que visem arrecadar mais.  | 
 
| 
   - Revisão da Planta Genérica de valores do município.  | 
  
   Adequar a Planta Genérica atual a realidade do município.  | 
 
| 
   - Realização de convênio com órgãos públicos Estaduais e Federais,
  visando a melhoria de arrecadação.  | 
  
   Melhoria da arrecadação em face a possível integração de informações
  cadastrais e de serviço.  | 
 
| 
   - Contratação de assessoria para elaboração de projetos especiais.  | 
  
   Tornar possível a busca de recursos externos, os quais demandam
  projetos especiais.  | 
 
DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS - EXERCÍCIO DE 2000 
SECRETARIA DE JUSTIÇA E DIREITOS HUMANOS
| 
   METAS E PRIORIDADES  | 
  
   OBJETIVOS  | 
 
| 
   - Criação e organização de sistema de informação e arquivo
  informatizado.  | 
  
   Unificar as informações, possibilitando o acesso aos pareceres,
  uniformizando os entendimentos jurídicos a fim de tornar mais ágil e eficaz a
  prestação de serviços de assistência e consultoria à administração.  | 
 
| 
   - Regularização fundiária de favelas e de loteamentos clandestinos.  | 
  
   Melhorar a qualidade de vida da população favelada, bem como dos que
  construíram em loteamentos clandestinos, chamados loteadores à
  responsabilidade e legalizando a situação dos moradores.  | 
 
| 
   - Ampliação e modernização da biblioteca jurídica.  | 
  
   Dar subsídio aos funcionários na elaboração de seus trabalhos. É
  necessidade imposta pelas constantes mudanças legislativas, doutrinárias e
  jurisprudenciais, decorrentes da dinâmica jurídica.  | 
 
| 
   - Consolidação da Legislação municipal.  | 
  
   Facilitar o acesso à Legislação em vigor.  | 
 
| 
   - Realização das Conferências Municipais de Direitos Humanos e
  elaboração do Plano Municipal de Direitos Humanos.  | 
  
   Estruturar ações a serem implementadas pela sociedade civil e Poder
  Público, com vistas à efetivação plena dos Direitos Humanos em nossa
  comunidade, além de fomentar a organização da população em torno de
  Associações, ou equivalentes, e de Conselhos Municipais.  | 
 
| 
   - Estruturação da Defensoria Pública e do Procon, com sede e
  instalações próprias.  | 
  
   Atender a população carente, prestando atendimento jurídico, bem como
  atender os consumidores, orientando-os suas dúvidas e encaminhando suas
  reclamações.  | 
 
| 
   - Ampliação do espaço físico da Procuradoria Geral do Município.  | 
  
   Aumento das atuais instalações, visando melhoria de serviço prestado e
  das condições de trabalho.  | 
 
DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS - EXERCÍCIO DE 2000 
SECRETARIA DE SAÚDE
| 
   METAS E PRIORIDADES  | 
  
   OBJETIVOS  | 
 
| 
   - Construir, reformar e ampliar Unidades de Saúde. - Contratar pessoal. - Efetuar provimento de cargos e salários. - Celebrar convênios. - Implantar Policlínicas. - Realizar locação de imóveis.  | 
  
   Ampliação da oferta de serviços básicos de saúde à população. Melhoria do sistema, com atendimento descentralizado de especialidades.  | 
 
| 
   - Implantar o Cartão SUS aos usuários do sistema.  | 
  
   Identificação dos usuários.  | 
 
| 
   - Informatizar as Unidades de Saúde. - Adequar o sistema de telefonia.  | 
  
   Maior qualidade e agilidade dos serviços visando garantir o acesso do usuário
  de forma mais simples (agendamento), e a organização de uma rede de
  informação de saúde (prontuário único e sistema de informação de saúde). Melhoria do controle de qualidade dos serviços.  | 
 
| 
   - Adquirir ambulâncias e outros veículos. - Efetuar locação de veículos.  | 
  
   Atendimento de demanda, aumentando a capacidade de solucionar problemas
  de transporte.  | 
 
| 
   - Adquirir equipamentos e instrumentos médicos hospitalares.  | 
  
   Equipar adequadamente as Unidades de Serviço de Saúde e emergência.  | 
 
| 
   - Adquirir materiais e mobiliário médico hospitalares.  | 
  
   Melhoria da qualidade dos serviços do Sistema.  | 
 
| 
   - Adquirir ambulância com UTI e ambulâncias para remoção.  | 
  
   Atendimento adequado às situações emergenciais.  | 
 
| 
   - Realizar treinamento e capacitação de pessoal e educação em saúde.  | 
  
   Melhoria da qualidade dos serviços prestados, através da participação e
  realização de cursos e seminários.  | 
 
| 
   - Implementar o programa de Atendimento à Saúde Mental.  | 
  
   Atendimento de demanda e ampliação dos serviços.  | 
 
| 
   - Construir e ativar unidades de pronto atendimento.  | 
  
   Ampliação do atendimento.  | 
 
| 
   - Implantar turnos de atendimento nas Unidades de Saúde.  | 
  
   Facilitar o acesso e aumentar a oferta de serviços.  | 
 
| 
   - Implantar programa de orientação e divulgação e informação sobre
  saúde e utilização de serviços.  | 
  
   Esclarecer e orientar os usuários do serviço de saúde, informando a
  população sobre medidas preventivas.  | 
 
| 
   - Realizar parceria com a iniciativa privada e entidades sindicais.  | 
  
   Divulgação de medidas preventivas ao acidente de trabalho, doenças
  profissionais.  | 
 
| 
   - Ampliar o PID - Programa de Internação Domiciliar.  | 
  
   Efetivo atendimento às necessidades da população, otimizando a
  utilização, reduzindo o déficit local dos leitos e promovendo a integração do
  paciente com sua família.  | 
 
| 
   - Implementar as ações de Vigilância Sanitária.  | 
  
   Viabilizar o controle do comércio de produtos alimentícios. Autorizar a instalação e controlar os estabelecimentos de saúde.  | 
 
| 
   - Ampliar ações de Vigilância Epidemiológica.  | 
  
   Garantir o controle das doenças de notificação no Município e outros
  agravos.  | 
 
| 
   - Ampliar a oferta de atendimento em Saúde Bucal nos Bairros.  | 
  
   Ampliar o atendimento e garantir ações de prevenção.  | 
 
| 
   - Implantar serviço de reabilitação.  | 
  
   Garantia de acesso aos serviços.  Viabilizar a concessão de artigos próprios.  | 
 
| 
   - Implementar programa
  DST/AIDS, com equipe multiprofissional.  | 
  
   Atendimento diferenciado, preventivo, educativo e de respeito aos
  doentes de HIV.  | 
 
| 
   - Implantar o Serviço de Testagem Anônima.  | 
  
   Prevenção e controle da AIDS no município.  | 
 
| 
   - Organizar e normatizar ações de prevenção e assistência integral de
  saúde.  | 
  
   Melhoria dos índices de morbe-mortalidade, permitindo o investimento em
  prevenção.  | 
 
| 
   - Implantar projetos que visem a promoção da saúde da criança e do
  adolescente, da mulher do idoso e do trabalhador prioritariamente.  | 
  
   Melhorar a qualidade dos serviços prestados.  | 
 
| 
   - Implementar o Conselho Municipal ou conselhos Locais de Saúde.  | 
  
   Viabilização do controle social da gestão da Saúde Municipal através da
  participação popular. Prover recursos para garantir as suas atividades.  | 
 
| 
   - Implementar o Fundo Municipal de Saúde.  | 
  
   Viabilizar o controle e gestão financeira dos recursos para área de
  Saúde.  | 
 
| 
   - Implementar os Programa de Controle de Hipertensão Arterial e
  Controle de Diabetes.  | 
  
   Atendimento diferenciado aos pacientes.  | 
 
| 
   - Implantar o Centro de Controle de Zoonoses.  | 
  
   Viabilizar o controle de Zoonoses.  | 
 
| 
   - Ampliar o Programa de Saúde em Casa.  | 
  
   Garantir ações de prevenção.  Controle de doenças com atendimento domiciliar.  | 
 
| 
   - Implementar Programa de Atenção às Carências Nutricionais.  | 
  
   Garantir a recuperação nutricional de crianças, gestantes e idosos.  | 
 
| 
   - construir um centro Neurológico no Hospital da FUSAM. - Adquirir equipamentos para o Centro Neurológico.  | 
  
   Atendimento diferenciado aos pacientes portadores de doenças
  neurológicas.  | 
 
| 
   - Construir e equipar novo Centro cirúrgico na FUSAM. - Construir e equipar Centro Obstétrico e berçário na FUSAM. - Construir e equipar nova UTI na FUSAM  | 
  
   Melhorar a qualidade dos serviços oferecidos pelo Hospital.  | 
 
DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS - EXERCÍCIO DE 2000 
SECRETARIA MUNICIPAL DE CIDADANIA E ASSISTÊNCIA
SOCIAL
| 
   METAS E PRIORIDADES  | 
  
   OBJETIVOS  | 
 
| 
   - Implantação de Unidades de atendimento à crianças na faixa etária
  entre 7 e 14 anos.  | 
  
   Favorecer o acesso e permanência das crianças na educação formal, apoio
  material, proteção integral e prevenção de situações de permanência nas ruas.  | 
 
| 
   - Implantação de cursos e oficinas profissionalizantes.  | 
  
   Atendimento sócio-educativo, orientação e preparo para o trabalho de
  adolescentes na faixa etária entre 14 e 18 anos.  | 
 
| 
   - Construção de equipamentos para o atendimento de crianças e
  adolescentes.  | 
  
   Atendimento a crianças e adolescentes em situação de riscos (abandono,
  vitimizações, maus-tratos).  | 
 
| 
   - Construção de equipamento para desenvolvimento de projetos de geração
  de renda.  | 
  
   Atendimento a munícipes em situação de desemprego ou sub-emprego,
  provenientes de famílias desfavorecidas economicamente.  | 
 
| 
   - Implantação de equipamento para atendimento em regime de abrigo.  | 
  
   Atendimento a munícipes (mulheres,) vítimas de violência doméstica.  | 
 
| 
   Descentralização do Plantão Social.  | 
  
   Pronto atendimento social à comunidade, atenção à situações
  emergenciais, através de apoio material e ações sócio-educativas.  | 
 
| 
   - Implantação de cursos profissionalizantes e atividades de geração de
  renda.  | 
  
   Atendimento a munícipes em situação de desemprego ou sub-emprego,
  provenientes de famílias desfavorecidas economicamente.  | 
 
| 
   - Reestruturação da Pousada Municipal e garantia de estrutura
  infra-estrutura (material e técnica).  | 
  
   Atendimento à população de rua: itinerantes, migrantes, “homens de
  rua”, pedintes, perambulantes, munícipes e não munícipes e que
  permanecem/sobrevivem nas ruas.  | 
 
| 
   - Qualificação do atendimento prestado pelos asilos e implantação de
  espaços de convivência para a terceira idade.  | 
  
   Implementação da política de atendimento à população idosa.  | 
 
| 
   - Implantação de espaço de socialização e desenvolvimento de atividades
  culturais, esportivas, artesanato, etc.  | 
  
   Atendimento aos portadores de necessidades especiais.  | 
 
| 
   - Celebração de convênios e parcerias com instituições de assistência
  social.  | 
  
   Viabilização e garantia de continuidade de programas de assistência
  social.  | 
 
| 
   - Assessoria técnica sistemática às instituições de assistência social.  | 
  
   - Capacitar as instituições de assistência social, articulando-as para
  a organização da rede de atendimento local.  | 
 
| 
   Implantação do Programa de Garantia de Renda Familiar Mínima.  | 
  
   Combater a miséria e garantia da permanência de crianças com idade
  entre 7 e 14 anos na escola.  | 
 
| 
   - Atendimento a emergências e a situações de calamidade pública.  | 
  
   Garantir o atendimento às vítimas.  | 
 
| 
   - Contratação de pessoal técnico, administrativo e operacional.  | 
  
   Para atender as finalidades da Secretaria na implantação e
  desenvolvimento dos programas.  | 
 
| 
   - Aquisição de veículos, móveis, máquinas, equipamentos e ferramentas.  | 
  
   Implantação dos Programas de atendimento da Secretaria.  | 
 
| 
   - Capacitação de pessoal através de cursos, treinamentos, supervisão,
  etc.  | 
  
   Qualificação dos serviços prestados.  | 
 
| 
   - Implementação do Conselho Tutelar.  | 
  
   Cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente e legislação
  municipal pertinente.  | 
 
| 
   - Implementação do Fundo Municipal de Assistência Social.  | 
  
   cumprimento às Leis Municipais pertinentes, definição e implementação
  das políticas correspondentes.  | 
 
| 
   - Implantação do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do
  Adolescente e do Fundo do Programa de Garantia de Renda Familiar Mínima.  | 
  
   Cumprimento às Leis Municipais pertinentes, definição e implementação
  das políticas correspondentes.  | 
 
| 
   - Implementação dos demais Conselhos Municipais.  | 
  
   Cumprimento às Leis Municipais pertinentes, definição e implementação
  das políticas correspondentes.  | 
 
| 
   - Celebração de convênios com Universidades para contratação de
  serviços e estagiários.  | 
  
   Realização de pesquisas que visem a identificação e definição de
  políticas de assistência social no município, bem como a implementação de
  ações da Secretaria.  | 
 
| 
   - Contratação de Assessorias e/ou Consultorias.  | 
  
   Realização de estudos, capacitação e planejamento de ações da
  Secretaria.  | 
 
| 
   - Implantação de Projeto Comunidade-Participação e Organização.  | 
  
   Mobilizar e organizar a população em projetos de participação
  comunitária, bem como, no envolvimento com a política habitacional do Município.  | 
 
DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS - EXERCÍCIO DE 2000 
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
| 
   METAS E PRIORIDADES  | 
  
   OBJETIVOS  | 
 
| 
   - Ampliação da Secretaria Municipal de Educação. - Construção, ampliação, reforma e adequação de espaços. - Criação de cargos e contratação de pessoal. - Aquisição de linhas telefônicas. - Locação de equipamentos, máquinas, veículos e outros.  | 
  
   Atender o aumento de demanda da Rede Municipal de Ensino, otimizando
  espaços e serviços viabilizando atendimento de emergência.  | 
 
| 
   - Informatização. - Implantação de laboratórios de informática na Rede Municipal de
  Ensino. - Aquisição de equipamentos de informática. - Celebração de convênio e/ou contratação de técnicos.  | 
  
   Dar continuidade à informatização da SME, da Rede, administrativa e
  pedagogicamente, garantindo aos alunos o acesso à informática.  | 
 
| 
   - Ampliação da Merenda Escolar e de Creches. - Aquisição de gêneros alimentícios para a Merenda Escolar. - Aquisição de gêneros alimentícios para as creches. - Reforma e adaptação de depósitos de gêneros alimentícios para a
  Creche e Merenda. - Celebração de Convênios.  | 
  
   Atender à demanda crescente.  Armazenar de forma adequada, os gêneros perecíveis. Adequar instalações. Capacitar profissionais para melhoria do desempenho.  | 
 
| 
   - Expansão do Programa de Transporte Escolar. - Aquisição de passes escolares. - Locação de veículos e contratação de serviços de transportes de
  alunos.  | 
  
   Atender alunos da Zona Rural e portadores de necessidades especiais.  | 
 
| 
   - Capacitação. - Implementação de programa permanente de valorização do servidor
  público. - Capacitação de pessoal. - Contratação de serviços de terceiros. - Implantação de horário destinados à formação permanente de
  profissionais da Educação (HTC).  | 
  
   Capacitar e estimular pessoal para melhor desempenho. Viabilizar o encontro dos profissionais para estudo e atualização.  | 
 
| 
   - Celebração de Convênios. - Realização de convênios com entidades sem fins lucrativos, Universidades
  e/ou contratação de empresas.  | 
  
   Viabilizar o atendimento de programas extra-curriculares, e outros.  | 
 
| 
   - Ampliação da Rede de Educação Infantil e de Creche (Jardim Maria Elmira). - Criação de Cargos e contratação de pessoal docente, técnico, administrativos
  e de apoio. - Aquisição de material permanente. - Construção, ampliação e reformas.  | 
  
   Atender à demanda infantil - faixa etária de 3 a 5 anos e 11 meses. Atender alunos portadores de necessidades especiais. Suprir as necessidades de materiais da Rede de Educação Infantil.  | 
 
| 
   - Ampliação da Rede de Ensino de 1 °Grau. - Construção, ampliação e reforma de prédios escolares. - Municipalização do Ensino de 1° Grau. - Ampliação de Classes de Suplência I e II e Classes Aceleradas.  | 
  
   Incorporar unidades de ensino de 1º Grau da Rede Estadual. Atender alunos que não tiveram acesso ao ensino de idade própria. A tender às necessidades de pessoal da Rede.  | 
 
| 
   - Criação de cargos e contratação de pessoal docente, técnicos, de
  apoio e administrativo. - Ampliação do Ensino Profissionalizante. - Abertura de novos cursos. - Criação de cargos e contratação de pessoal. - Aquisição de material permanente.  | 
  
   Aumentar a oferta para o ensino profissionalizante. Suprir necessidades de pessoal no Ensino Profissionalizante. Ampliar a oferta de cursos e o atendimento no ensino
  profissionalizante.  | 
 
| 
   - Implantação do Estatuto do Magistério e Criação do Plano de Carreira. - Aumento de recursos para pagamento de pessoal.  | 
  
   Revisar e modificar a remuneração dos serviços da Secretaria Municipal
  de Educação.  | 
 
| 
   - Implementação do Conselho Municipal de Educação e Conselhos de
  Escola.  | 
  
   Democratizar a gestão pública do ensino.  | 
 
| 
   - Implementação do Conselho Municipal da Pessoa Portadora de Deficiência.  | 
  
   Democratizar a gestão pública do ensino.  | 
 
| 
   - Renovação da frota. - Aquisição e/ou locação de veículos.  | 
  
   Atendimento de demanda.  Necessidade de mais um carro.  | 
 
| 
   - Implantação do novo Regimento Comum da Rede de Ensino Municipal.  | 
  
   Legitimar o projeto político-pedagógico, favorecendo a democratização
  de gestão na Educação.  | 
 
| 
   - Implantação do projeto Salas de Leitura nas Escolas Municipais. - Contratação de pessoal.  | 
  
   Criar espaços privilegiados para atividades de leitura para alunos e
  comunidade.  Aquisição do acervo e dos serviços prestados.  | 
 
| 
   - Implementação do Programa Municipal de Prevenção às Drogas, DST/AIDS
  e de Orientação Sexual.  | 
  
   Capacitar adolescentes como multiplicadores na prevenção de AIDS.  Orientar as crianças e adolescentes sobre o uso indevido de drogas e
  sobre a sexualidade.  | 
 
| 
   - Implementação de projetos de arte nas escolas.  | 
  
   Proporcionar os alunos o acesso às diversas formas de expressão
  artísticas visando à formação global do cidadão.  | 
 
| 
   - Implementação de Programas de Educação Ambiental. - Criação do Centro de Educação Ambiental da Moçota. - Implantação da Coleta Seletiva do Lixo nas Escolas Municipais.  | 
  
   Proporcionar à comunidade a observação, o debate e a busca de soluções
  para a degradação do meio ambiente.  Poluição sonora, do ar, da água e do solo.  Recursos Naturais. Reciclagem do Lixo. Favorecer a construção de um Projeto de Educação Ambiental na Escola.  | 
 
DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS - EXERCÍCIO DE 2000 
SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO
| 
   METAS E PRIORIDADES  | 
  
   OBJETIVOS  | 
 
| 
   - Implementação da Fábrica de Lazer e cultura. - Regularização da desapropriação. - contratação de pessoal e/ou convênio com órgãos Estadual e Federal e
  com iniciativa privada.  | 
  
   Desenvolvimento de oficinas, cursos, teatro. Dotar a cidade de uni centro de lazer e formação cultural.  | 
 
| 
   - Reforma administrativa. - Contratação de pessoal.  | 
  
   Readequação das divisões e de cargos.  | 
 
| 
   - Implementação de projeto da Ação Cultural Descentralizada.  | 
  
   Atendimento de demanda por instrumentos de cultura nos bairros.  | 
 
| 
   - Implantação de projeto.  | 
  
   Incentivo à arte das figureiras, cesteiros, doceiras. Política de descentralização da cultura e incentivo à cultura regional.  | 
 
| 
   - Criação do Palco Móvel.  | 
  
   Para uso na ação cultural descentralizada.  | 
 
| 
   - Aquisição de materiais e equipamentos.  | 
  
   Maior agilidade e eficiência na execução dos trabalhos da Secretaria.  | 
 
| 
   - Implantação e execução do Projeto “Dançar é Vida “.  | 
  
   Levar a dança às crianças carentes da cidade, através de oficinas.  | 
 
| 
   - Realização de cursos e Oficinas Culturais.  | 
  
   Possibilitar o acesso da população às mais diversas formas de arte,
  ampliando e adequando o atendimento.  | 
 
| 
   - Exposição de Artes Plásticas.  | 
  
   Elaboração de calendário de exposição de trabalhos de artistas
  plásticos da cidade, divulgando a sua obra.  | 
 
| 
   - Realização de cursos.  | 
  
   Capacitação de pessoas interessadas em atividades culturais até como
  forma de geração de renda.  | 
 
| 
   - Resgate da cultura popular.  | 
  
   Incentivar os diversos tipos de manifestação culturais nos bairros.  | 
 
| 
   - Resgate da Serenata.  | 
  
   Incentivar e apoiar a sua realização.  | 
 
| 
   - Projeto “Memória Viva“.  | 
  
   Manter documentada em vídeo, foto, texto (etc.) a memória da cidade,
  com registro, através de pessoas que se disponham a contá-la.  | 
 
| 
   - Feira do Artesanato.  | 
  
   Continuidade ao trabalho que já vem sendo realizado, aos sábados, na
  Praça da Bandeira.  | 
 
| 
   - Implementação de Biblioteca para Deficientes Visuais.  | 
  
   Atendimento de demanda.  | 
 
| 
   - Implementação de Biblioteca Infanto Juvenil.  | 
  
   Atendimento de necessidade de espaço específico para a juventude
  desenvolver o hábito da leitura.  | 
 
| 
   - Restruturação da fanfarra municipal, compra de material e
  instrumentos.  | 
  
   Resgatar a fanfarra municipal, incentivando os jovens a utilizar suas
  habilidades musicais.  | 
 
| 
   - Criação da Videoteca.  | 
  
   Exibição de filmes educativos.  | 
 
| 
   - Criação da Gibiteca.  | 
  
   Incentivo às crianças para desenvolverem o hábito de ler.  | 
 
| 
   - Assinatura de revistas e jornais para a Biblioteca.  | 
  
   Atualização do acervo.  | 
 
| 
   - celebração de convênio com órgãos dos governos Estadual e Federal e
  de parcerias com a iniciativa privada.  | 
  
   Implementação de política cultural de forma ampla, atendendo diversos
  públicos.  | 
 
| 
   - Política de Valorização do Patrimônio Histórico, Cultural e Arquitetônico
  da cidade (público ou não). - Celebração de convênio com instituições públicas e privadas.  | 
  
   Realização de atividades que visem a sua restauração, manutenção e
  valorização.  | 
 
| 
   - Realização de festividades e de eventos artísticos e culturais.  | 
  
   Aprimoramento do conhecimento e conscientização do valor da cultura.  | 
 
| 
   - Projeto Marionetes e Fantoches na Biblioteca.  | 
  
   Ensino e educação através do teatro.  | 
 
| 
   - Criação de arquivo histórico municipal.  | 
  
   Preservar a memória.  | 
 
| 
   - Ampliação do quadro de funcionários.  | 
  
   Melhorar o desenvolvimento e andamento do trabalho.  | 
 
| 
   - Criação de bibliotecas nos bairros.  | 
  
   Descentralização do atendimento e melhoria no acesso.  | 
 
| 
   - Implementação de biblioteca itinerante, com aquisição de equipamentos
  necessários.  | 
  
   Descentralizar o atendimento facilitando o acesso ao serviço.  | 
 
| 
   - Implementação de projetos turísticos.  | 
  
   Aproveitar o potencial turístico do município.  | 
 
DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS - EXERCÍCIO DE 2000 
SECRETARIA DE ESPORTES, RECREAÇÃO E LAZER
| 
   METAS E PRIORIDADES  | 
  
   OBJETIVOS  | 
 
| 
   - Ampliação, construção, manutenção e reforma de instalações esportivas. - Construção de canchas de malhas e bochas. - Aquisição de equipamentos e material esportivo. - Aquisição de mobiliário.  | 
  
   Melhorar a qualidade do atendimento à população.  | 
 
| 
   - Informatização. - Aquisição de equipamentos. - Ampliação do quadro de servidores.  | 
  
   Atendimento de demanda com eficiência e rapidez.  | 
 
| 
   - Organização de torneios e eventos esportivos e recreativos. - Contratação de pessoal de apoio.  | 
  
   Ampliar o atendimento.  | 
 
| 
   - Ampliação e construção de campos de futebol no município. - Construção de vestiários e alam brados. - Ampliação do quadro de servidores. - Aquisição de equipamentos para iluminação. - Aquisição de grama. - Aquisição de materiais e equipamentos esportivos.  | 
  
   Ampliar e melhorar o atendimento à comunidade.  | 
 
| 
   - Convênio com Universidades.  | 
  
   Ampliar e melhorar o atendimento à comunidade.  | 
 
| 
   - Implementação de projetos de atendimento à criança e ao adolescente
  de risco.  | 
  
   Medida preventiva.  | 
 
| 
   - Implementação de projetos que priorizem os portadores de necessidades
  especiais.  | 
  
   Atendimento aos portadores de necessidades especiais.  | 
 
| 
   - Implantação de projetos que visem prioritariamente os idosos.  | 
  
   Atendimento à população de Terceira Idade.  | 
 
| 
   - Parceria com a iniciativa privada.  | 
  
   Realização de atividades, com a participação - inclusive financeira - dos diversos setores da sociedade.  | 
 
| 
   - Projeto Férias na Cidade. - Aquisição de materiais esportivos e equipamentos. - Contratação de pessoal de apoio. - Compra de gêneros alimentícios.  | 
  
   Atendimento de estudantes no período de férias escolares, com atividades
  esportivas e recreativas.  | 
 
| 
   - Custeio de representação esportiva nos torneios regionais, estaduais
  e nacionais.  | 
  
   Desenvolvimento de desporto municipal.  | 
 
DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS - EXERCÍCIO DE 2000 
SECRETARIA DE AGRICULTURA
E ABASTECIMENTO
| 
   METAS E PRIORIDADES  | 
  
   OBJETIVOS  | 
 
| 
   - Implementação da Feira do Produtor: Organização de estrutura física em vários pontos da cidade.  | 
  
   Apoiar e incentivar a produção rural no município, possibilitando o
  acesso da população a produtos de primeira necessidade com qualidade e preços
  mais competitivos, sem descuidar da qualidade.  | 
 
| 
   - Aquisição de equipamentos e material permanente.  | 
  
   Melhoria do sistema proporcionando maior qualidade e agilidade dos serviços.  | 
 
| 
   - Contratação de Pessoal.  | 
  
   Atender a demanda e adequar a estrutura funcional de todas as áreas
  deficientes.  | 
 
| 
   - Incrementação do Projeto “Ponto da Economia”. - Organização de estrutura física para a venda de produtos sazonais, em
  locais de concentração popular.  | 
  
   Levar ao consumidor a preços mais acessíveis, produtos sazonais.  | 
 
| 
   - Implantação da Patrulha Agrícola.  - Aquisição de máquinas agrícolas: trator, arado, grade, esparramador
  de calcário etc.  | 
  
   Política de incentivo à pequena produção e ao desenvolvimento econômico
  da cidade.  | 
 
| 
   - Reforma do Mercado Municipal. - Aquisição de equipamentos e de material permanente.  | 
  
   Adequar a atual estrutura do Mercado Municipal às exigências dos
  usuários e sanar as deficiências existentes.  | 
 
| 
   - Vacinação e cadastramento do gado ovino, caprino, bovino e eqüino.  | 
  
   Contribuição à erradicação da Febre aftosa;  Combate à zoonose raiva; Iniciar o combate à brucelose, manter o cadastro dos agricultores e o número
  de seus animais.  | 
 
| 
   - Municipalização do Projeto “Caminho da Roça”.  | 
  
   Agregar valores à produção agropastoril, melhorando a renda na pequena
  produção.  | 
 
| 
   - Apoio a eventos municipais relativos à agricultura.  | 
  
   Ação junto às escolas e entidades sem fins lucrativos.  | 
 
| 
   - Programa de Incentivo para a Implantação de Hortas Escolares e
  Comunitárias. - Distribuição de material de apoio. - Manutenção das Hortas Comunitárias já existentes.  | 
  
   Incentivo à produção de alimentos, barateamento custos.  | 
 
| 
   - Impressos e documentos.  | 
  
   Utilização de folhetos explicativos, jornais e cartilhas.  | 
 
| 
   - Construção do Matadouro Municipal.  | 
  
   Com a criação de Inspeção Municipal é mister que o município possua seu
  “matadouro”, evitando o abate clandestino e possibilitando o exame ante e pós morten.  | 
 
| 
   - Construção do Parque de Exposição e Recreação.  | 
  
   Dotar a cidade de mais um equipamento para a atração de turistas e
  investimentos.  | 
 
| 
   - Implementação de Turismo Rural e Ecológico.  | 
  
   Criar emprego na Zona Rural fixando o homem no campo.  | 
 
| 
   - Programa de Calcareo.  | 
  
   Aumentar a produção agrícola.  | 
 
| 
   - Programa de Mineralização.  | 
  
   Melhorar a nutrição animal, aumentar a produção animal.  | 
 
DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS - EXERCÍCIO DE 2000 
SECRETARIA DE OBRAS E SERVIÇOS MUNICIPAIS
| 
   METAS E PRIORIDADES  | 
  
   OBJETIVOS  | 
 
| 
   - Implantação e readequação de Layout da Secretaria, no seu prédio
  principal, Divisão de Transportes e Carpintaria.  | 
  
   Melhor divisão e distribuição da Secretaria para atendimento de
  demandas de setores de trabalho.  | 
 
| 
   - Aquisição de veículos.  | 
  
   Contribuição na fiscalização e obras particulares e acompanhamentos das
  obras públicas.  | 
 
| 
   - Contratação de serviços técnicos especializados.  | 
  
   Para elaboração de estudos e/ou projetos técnicos.  | 
 
| 
   - Regularização fundiária de loteamentos e chácaras clandestinas bem como
  de áreas urbanas degradadas.  | 
  
   Regularização fundiária, obedecendo critério estabelecidos em
  legislação específica.  | 
 
| 
   - Programa de Plantas Populares com assistência e responsabilidade
  técnica, através de contrato ou convênio com entidade e/ou Universidade.  | 
  
   Dotar e fiscalizar o cumprimento de plantas populares bem como o
  acompanhamento técnico do responsável pela obra.  | 
 
| 
   - Levantamento de dimensionamento do déficit habitacional do município.  | 
  
   Conhecimento da realidade para a implementação de medidas de redução do
  déficit.  | 
 
| 
   - Desassoreamento de rios, córregos e canais.  | 
  
   Realização de obras de limpeza, desassoreamento e retificação.  | 
 
| 
   - Execução de obras de contenção nas encostas.  | 
  
   Para evitar deslizamento em áreas de risco.  | 
 
| 
   - Execução de obras de proteção contra erosão.  | 
  
   Prevenção de erosão de risco.  | 
 
| 
   - Canalização de córregos, rios e canais.  | 
  
   Redução de ocorrência de enchente.  | 
 
| 
   - Construção e adequação de galerias de águas pluviais no perímetro
  urbano e estradas rurais. - Melhoria do Escoamento de águas pluviais, reduzindo a ocorrência de
  enchentes.  | 
  
   Atendimento de demanda.  | 
 
| 
   - Desapropriação, construção e reformas de pontes, passarelas e
  passagens inferiores nas zonas urbanas e rurais.  | 
  
   Melhoria nas condições de tráfegos de veículos e deslocamento de
  pedestres.  | 
 
| 
   - Implantação e melhoria de iluminação pública.  | 
  
   Atendimento de demanda existente, melhorando a qualidade de vida das
  pessoas.  | 
 
| 
   - Implantação de melhorias em loteamento sob intervenção da Prefeitura
  e com características de emergência.  | 
  
   Dotar loteamento sob intervenção melhorias básicas (infra-estrutura).  | 
 
| 
   - Campanha de divulgação, de orientação e de utilidade pública quanto à
  alteração na legislação de utilização e ocupação do solo.  | 
  
   Conscientização da população sobre medidas que podem ser tomadas no
  âmbito municipal.  | 
 
| 
   - Elaboração e implantação de novos procedimentos e rotinas para
  aprovação de projetos e fiscalização de obras particulares e loteamentos (em
  andamento).  | 
  
   Simplificação e desburocratização do processo de licenciamento,
  tornando a fiscalização mais ágil e eficiente na orientação da correta
  utilização e ocupação do solo.  | 
 
| 
   - Elaboração de legislação e implantação de áreas de interesse social.  | 
  
   Para implantação de programas habitacionais, de interesse social.  | 
 
| 
   - Criação e manutenção do Conselho Municipal de Habitação e do Fundo
  Municipal de Habitação.  | 
  
   Garantir recursos orçamentários e financeiros para programas de
  Habitação.  | 
 
| 
   - Implantação de Programa Habitacional de Baixa Renda no Município.  | 
  
   Redução do déficit habitacional.  | 
 
| 
   - Execução de reformas e obras em imóveis públicos.  | 
  
   Preservação dos imóveis públicos e do patrimônio histórico ou de
  interesse artístico e cultural.  | 
 
| 
   - Celebrar contratos de prestação de serviços para controle de
  qualidade e ensaios técnicos.  | 
  
   Visa melhorar o controle da qualidade na execução de obras.  | 
 
| 
   - Celebração de convênios de interesse do Município.  | 
  
   Celebrar convênios com a União, Estado, Autarquias e concessionárias de
  Serviço Público.  | 
 
| 
   - Executar projeto de arborização, substituindo espécies inadequadas e
  mantendo equipe para poda e remoção. - Celebração de convênio e/ou contratação de terceiros.  | 
  
   Melhoria do visual da cidade, com redução de danos ao patrimônio
  público e privado, diminuindo as operações emergenciais e as indenizações.  | 
 
| 
   - Ampliação e modernização das instalações da oficina de manutenção de
  máquinas pesadas e veículos. - Aquisição de ferramentas.  | 
  
   Atender às necessidades da oficina, visando agilizar os serviços
  executados e reduzir custos com equipamentos parados.  | 
 
| 
   - Programa de coleta de lixo. - Promover capacitação de pessoal. - Projeto e construção de Aterro Sanitário.  | 
  
   Utilização de técnicas que visem reduzir os resíduos sólidos e, ao
  mesmo tempo, contribuir com a conscientização ecológica.  | 
 
| 
   - Execução permanente de programa de manutenção de áreas verdes, ruas,
  logradouros públicos e estradas rurais. - Contratação de terceiros para limpeza pública. - Locação de máquinas e equipamentos.  | 
  
   Manter a cidade limpa.  | 
 
| 
   - Instituir Programa Permanente de Manutenção das Estradas Rurais e
  Ruas não Pavimentadas. - Recuperação e adequação de galerias, bueiros, travessias, melhorias
  de vias e construções de pontes.  | 
  
   Redução de custo e atendimento da demanda.  | 
 
| 
   - Implantação de Programa de Destinação Final de Entulho.  | 
  
   Desenvolver ações educativas que resultem na reutilização de entulho
  pela Prefeitura. Potencializar a utilização do entulho e melhorar o aspecto
  visual da cidade. Orientação e capacitação de pessoal.  | 
 
| 
   - Incrementar a produção de mudas no Horto Municipal.  | 
  
   Ampliar o atendimento à população e qualificar o acervo.  | 
 
| 
   - Dar assistência a bairros que não possuem rede de esgoto e/ou de
  água.  | 
  
   Prevenção de doenças e viabilizar infra-estrutura.  | 
 
| 
   - Programa de Educação de Trânsito.  | 
  
   Orientar alunos, pedestres e motoristas.  | 
 
| 
   - Obras e manutenção de rotatórias, canteiros, alargamento de vias,
  etc.  | 
  
   Melhorar e agilizar o trânsito local, com segurança e adoção de medidas
  que respeitem o portador de necessidades especiais.  | 
 
| 
   - implantação da Zona Azul.  | 
  
   Melhorar o sistema de estacionamento da zona urbana.  | 
 
| 
   - Treinamento e cursos de aperfeiçoamento dos fiscais de trânsito.  | 
  
   Melhoria da fiscalização.  | 
 
| 
   - Aquisição de máquinas.  | 
  
   Para continuidade de melhoria no atendimento das Estradas Rurais e nas
  execuções de obras.  | 
 
| 
   - Construção de muros e calçadas.  | 
  
   Melhoria da segurança e trânsito de pedestres.  | 
 
| 
   - Aquisição de veículos e equipamentos.  | 
  
   Fiscalização.  | 
 
| 
   - Sinalização nas proximidades das escolas.  | 
  
   Segurança aos escolares.  | 
 
| 
   - Sinalização horizontal, vertical, semafórica e de dispositivos de
  controle de trafego.  | 
  
   Melhoria da fluidez do trânsito e redução de acidentes.  | 
 
| 
   - Contratação de consultorias e serviços.  | 
  
   Subsidiar as decisões da área de trânsito.  | 
 
| 
   - Compra de material (livros, publicações) técnicos de trânsito.  | 
  
   Qualificação de pessoal.  | 
 
| 
   - Implantação e manutenção de placas de denominação de vias.  | 
  
   Auxilio e orientação aos usuários.  | 
 
| 
   - Retirada de obstáculos físicos irregulares.  | 
  
   Atendimento à Legislação.  | 
 
| 
   - Implantação e manutenção de abrigos de ônibus.  | 
  
   Atendimento à demanda.  | 
 
| 
   - Fiscalização do serviço de transporte coletivo. - Contratação de pessoal.  | 
  
   Acompanhamento planilhado do serviço, com fiscalização visando a
  melhoria do serviço.  | 
 
| 
   - Pavimentação de novas vias e conservação das existentes.  | 
  
   Melhoria do sistema viário.  | 
 
| 
   - Celebração de convênio visando a pavimentação.  | 
  
   Financiamento da pavimentação, através do PCM - Plano Comunitário de Melhoramentos.  | 
 
| 
   - Parceria com iniciativa privada para pavimentação de Marginal da
  Dutra.  | 
  
   Criação de alternativas de vias de acesso à cidade.  | 
 
| 
   - Manutenção de vias públicas (tapa-buracos).  | 
  
   Conservação de vias.  | 
 
| 
   - Pavimentação asfáltica.  | 
  
   Recuperação de vias, melhorias do trafego.  | 
 
| 
   - Recapeamento.  | 
  
   Restauração de vias.  | 
 
| 
   - Aquisição de veículos leves, máquinas e equipamentos.  | 
  
   Atendimento de demanda.  | 
 
| 
   - Contratação de pessoal, treinamento e capacitação.  | 
  
   Investimento na melhoria do serviço público.  | 
 
| 
   - Desapropriações.  | 
  
   Atendimento de necessidades da Administração Municipal e/ou implantação
  de melhorias no sistema viários.  | 
 
| 
   - Realização de obras (ou parceria) na rede de água de esgoto.  | 
  
   Atendimento de demanda.  | 
 
| 
   - Desapropriação de área para construção ou ampliação do cemitério
  municipal.  | 
  
   Aumentar a oferta de jazigos no município.  | 
 
DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS - EXERCÍCIO DE 2000 
FUSAM - FUNDAÇÃO DE SAÚDE E ASSISTÊNCIA DO
MUNICÍPIO DE CAÇAPAVA
| 
   METAS E PRIORIDADES  | 
  
   OBJETIVOS  | 
 
| 
   - Criação de centro cirúrgico e obstétrico com área de central de
  esterilização acoplada.  | 
  
   Adequação técnica às normas de fluxo de pessoal e material (controle de
  infecção hospitalai) e principalmente adequação à demanda atual de cirurgias
  existentes em nosso município.  | 
 
| 
   - Reforma de instalações físicas.  | 
  
   Adequar as instalações atuais, otimizando espaços e serviços.  | 
 
| 
   - Aquisição de equipamentos médico-hospitalares.  | 
  
   Estruturar os serviços e viabilizar sua melhoria na qualidade.  | 
 
| 
   - Criação de unidade semi-intensiva neonatal.  | 
  
   Capacitação do berçário para dar suporte à vida de recém-natos e
  prematuros até a sua transferência para UTI‘s neonatais (celebração de
  convênios que garantam o acesso de nossos pacientes a estes serviços).  | 
 
| 
   - Construção e reforma de instalações administrativas.  | 
  
   Possibilitar melhores condições de trabalho, separando atendimento dos
  pacientes de Rotinas Administrativas.  | 
 
| 
   - Construção e reforma da cozinha.  | 
  
   Viabilizar o suporte de nutrição como suporte terapêutico.  | 
 
| 
   - Construção, reforma e ampliação das estruturas de suporte:
  Lavanderia, Manutenção, Almoxarifado.  | 
  
   Atualizar equipamentos existentes, regularizar programas, possibilitar
  melhoria da qualidade dos trabalhos, possibilitar redução de custos.  | 
 
| 
   - Informatização do sistema hospitalar com aquisição de equipamentos,
  materiais e programas de informática.  | 
  
   Tornar o atendimento mais ágil e eficiente, permitindo o controle das
  informações com redução de tempo de processamento.  | 
 
| 
   - Substituição de veículos (ambulância e apoio).  | 
  
   Melhorar as condições do atendimento emergencial.  | 
 
| 
   - Criação de cargos e contratação de pessoal.  | 
  
   Atender aumento de demanda, substituição de profissionais inabilitados,
  desenvolver trabalhos / atividades específicas, compor quadro legal de
  funcionários.  | 
 
| 
   - Treinamento e capacitação de pessoal.  | 
  
   Atualização de técnicas, conceitos, conhecimentos e práticas voltadas
  ao trabalho de cada profissional, prestando serviços com qualidade e custos
  adequados.  | 
 
| 
   - Plano de cargos e salários, plano de carreira e avaliação de
  desempenho.  | 
  
   Adequação ao mercado de trabalho, valorização e desenvolvimento
  profissional.  | 
 
DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS - EXERCÍCIO DE 2000 
CÂMARA MUNICIPAL DE CAÇAPAVA
| 
   METAS E PRIORIDADES  | 
  
   OBJETIVOS  | 
 
| 
   - Adequação, ampliação e incrementação dos serviços e equipamentos do
  Legislativo.  | 
  
   Qualificar e otimizar o trabalho, captando e produzindo informações com
  maior agilidade, possibilitando a tomada de decisões com maior presteza e
  eficiência.  | 
 
| 
   - Organização, apoio e promoção de eventos cívicos, culturais e sociais.  | 
  
   Proporcionar infra-estrutura às datas comemorativas instituídas.  | 
 
| 
   - Promoção de Palestras Seminários e eventos de natureza
  educativa/cultural.  | 
  
   Proporcionar o acesso a conhecimentos específicos em diversas áreas,
  visando a qualificação de vereadores e funcionários.  | 
 
| 
   - Melhoria das Instalações existentes.  | 
  
   Reformas que se fazem necessárias, tendo em vista a aquisição de novos
  equipamentos e mobiliários.  | 
 
| 
   - Publicação de atos oficiais.  | 
  
   Viabilizar o cumprimento de legislação especifica sobre publicidade dos
  atos públicos.  | 
 
| 
   - Realização de Concurso Público.  | 
  
   Provimento de cargos necessários ao bom andamento do serviço público.  | 
 
| 
   - Criação de cargos e contratação de pessoal.  | 
  
   Atender as necessidades dos serviços legislativos e compor quadro legal
  de funcionários.  | 
 
| 
   - Implantação do Plano de Carreira, Cargos e Salários na Administração
  do Legislativo  | 
  
   Conferir ao servidor público, ao mesmo tempo, valorização e
  responsabilidade no atendimento da qualidade dos serviços prestados.  | 
 
| 
   - Reforma na Estrutura Administrativa com a criação de órgãos.  | 
  
   Criação de novos órgãos de assessoramento político, legislativo e
  administrativo.  | 
 
| 
   - Aquisição de veículo.  | 
  
   Aumentar o número de veículos, visando melhor atendimento aos
  vereadores e à administração.  | 
 
| 
   - Aquisição de móveis e equipamentos.  | 
  
   Atender as necessidades do Legislativo.  | 
 
| 
   - Treinamento de Recursos Humanos.  | 
  
   Proporcionar treinamento aos servidores, atualizando e
  especializando-os em suas atividades.  | 
 
| 
   - Revisão do Sistema de Informações automatizadas existentes e
  implantação de novos sistemas.  | 
  
   Atualização e adequação da informatização e implantação de novos
  sistemas operacionais.  |