LEI N° 3483, DE 16
DE JULHO DE 1997
Dispõe sobre as Diretrizes
Orçamentárias para o ano de 1998.
PAULO ROBERTO ROITBERG PREFEITO
MUNICIPAL DE CAÇAPAVA, ESTADO DE SÃO PAULO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS,
FAZ SABER QUE A CÂMARA MUNICIPAL
APROVOU E EU SANCIONO E PROMULGO A SEGUINTE LEI:
Capítulo
I
Das
Diretrizes Gerais da Elaboração Orçamentária
Art. 1o A Lei
Orçamentária Anual, para o exercício financeiro de 1998, observando-se o
disposto no Art. 150 da Lei Orgânica do Município,
compreenderá:
I – Orçamento Fiscal;
II – Orçamento da Seguridade Social.
Art. 2º A proposta
orçamentária do Município para 1998 será integrada pelo Poder Legislativo e por
todos os órgãos da administração direta e fundacional do Poder Executivo, nos
termos do art. 1º desta lei.
Art. 3º A proposta
orçamentária do Município para 1998 conterá:
I – prioridades e metas da administração pública,
incluindo os programas de investimentos para o próximo exercício constantes
desta Lei;
II – atividades de manutenção dos órgãos
municipais, levando em conta o comportamento da execução orçamentária neste
exercício ou em anteriores à formulação desta Lei.
Parágrafo
Único. A lei orçamentária anual não apresentará
dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa, não se
incluindo na proibição a autorização para remanejamento e abertura de créditos
suplementares e contratação de operações de crédito ainda que por antecipação
da receita.
Art. 4º A proposta
orçamentária do Poder Legislativo para o próximo exercício será encaminhada ao
Poder Executivo até 31 de julho para ser compatibilizada com as propostas dos
demais órgãos da administração municipal e com a receita orçada a fim de
permitir a posterior elaboração do projeto de lei orçamentária.
Capítulo
II
Da
Elaboração da Proposta Orçamentária
Art.
5º A proposta orçamentária de Caçapava para 1998 será encaminhada à
Câmara Municipal até 30 de setembro de 1997 e conterá a discriminação das
receitas e despesas municipais, evidenciando a política econômica e financeira
e o programa de trabalho do governo.
Art. 6º Farão parte
do Projeto de Lei Orçamentária:
I – Mensagem;
II – Proposta Orçamentária;
III – demonstrativo dos efeitos sobre as receitas e
despesas, decorrentes de isenções, anistias, remissões, subsídios e benefícios
de natureza financeira, tributária e creditícia.
Art. 7º A Mensagem
de encaminhamento do Projeto de Lei Orçamentária explicitará:
I – a compatibilização das prioridades constantes da
proposta orçamentária anual com as aprovadas na LDO;
II – os critérios seguidos para estimar as fontes
de recursos previstos para o exercício.
Art. 8º A Lei
Orçamentária discriminará a receita e despesa, evidenciando a política
econômica e financeira da administração e a execução de seu plano de governo.
§ 1º Integrarão
a proposta orçamentária:
I – sumário geral da receita por fontes e da
despesa por funções de governo;
II – quadro demonstrativo da receita e despesa
segundo as categorias econômicas, nos termos da legislação em vigor;
III – quadro demonstrativo da receita por fontes e
respectiva legislação;
IV – quadro das dotações por órgãos de governo da
Administração;
V – tabela explicativa da receita e despesa nos
termos da legislação em vigor.
§ 2º Acompanharão a Lei Orçamentária:
I – quadros demonstrativos da receita e planos de
Aplicação dos Fundos Especiais;
II - quadros demonstrativos da despesa, na forma da
legislação em vigor.
Art. 9º Integrarão
as propostas do orçamento fiscal as dotações destinadas a transferências para a
Fundação de Saúde e Assistência do Município de Caçapava – FUSAM, até o limite
de dez por cento da arrecadação.
Parágrafo
Único. Na aplicação do percentual, previsto neste artigo
não incidirão as receitas provenientes de taxas, operações de crédito,
convênios e fundos.
Art. 10 O Orçamento
de Investimentos, previsto no Art. 150 da Lei
Orgânica do Município compreenderá dotações destinadas a:
I – planejamento, gerenciamento e execução de
obras;
II – aquisição de imóveis necessários à realização
de obras;
III – aquisição de instalações, equipamentos e
material permanente;
IV – aquisição de imóveis ou bens de capital em
utilização.
Art. 11 Na
transferência de recursos orçamentários à Câmara Municipal será observado o
limite mínimo de um por cento da arrecadação municipal.
Parágrafo
Único. Na aplicação do percentual, previsto neste
artigo não incidirão as receitas provenientes de taxas, operações de crédito,
convênios e fundos.
Capítulo
III
Art. 12 A política
de pessoal do Município observará o disposto nos art. 1º, 2º e 3º da Lei
Complementar nº 82, de 27 de março de 1995.
Art. 13 Na fixação
da política salarial será observado o disposto no Art. 38 do Ato das
Disposições Constitucionais Transitórias e demais dispositivos regulamentares
vigentes.
Parágrafo
Único. Haverá aumentos reais de salário quando a
arrecadação do Município permitir, objetivando a reposição das perdas e a valorização
do servidor municipal.
Art. 14 A
Administração Municipal poderá, no decorrer do exercício de 1998, rever sua
estrutura administrativa, adequando-a às suas finalidades específicas.
Capítulo IV
Dos
Tributos
Art. 15 O Município
fica obrigado a arrecadar todos os tributos de sua competência, inclusive o da
Contribuição de Melhoria.
§ 1º V E T A D O
§ 2º A
administração do Município despenderá esforços no sentido de diminuir o volume
da Dívida Ativa inscrita, de natureza tributária e não tributária.
Art. 16 O Município
fica obrigado a rever e atualizar a sua legislação tributária, para o exercício
de 1998.
§ 1º A revisão e
atualização de que trata o presente artigo compreenderá também a modernização
da máquina fazendária no sentido de aumentar a produtividade.
§ 2º Os esforços
mencionados no parágrafo anterior se estenderão à administração da Dívida
Ativa.
Capítulo V
Da
Alteração da Legislação Tributária
Art. 17 Poder Executivo
enviará à Câmara Municipal, projetos de lei dispondo sobre alterações na
legislação tributária especialmente sobre:
I – modificação na legislação da contribuição de
melhoria, decorrente de obra pública;
II – revisão das taxas, objetivando sua adequação
aos custos dos serviços prestados;
III – aperfeiçoamento no sistema de fiscalização,
cobrança e arrecadação dos tributos;
IV – instituição da progressividade das alíquotas
do Imposto Predial e Territorial Urbano em função do uso social da propriedade
e de sua correta utilização nos termos do Plano Diretor;
V - revisão da Planta Genérica de Valores, buscando
critérios técnicos e justos de avaliação;
VI – revisão do Código Tributário, visando
adequá-lo à política tributária necessária para promover o desenvolvimento
econômico e social do Município.
Capítulo VI
Da Dívida
Pública
Art. 18 A
administração das dívidas interna e externa contratadas e a captação de
recursos pela administração municipal, obedecida a legislação vigente,
atenderão:
I – a operações de crédito por antecipação da
receita orçamentária do exercício;
II – a investimentos definidos pelo Plano
Plurianual de Investimentos e de acordo com as fontes de recursos.
Capítulo VII
Das
Disposições Finais
Art. 19 Caso o projeto
de lei orçamentária não seja votado até o início do exercício de 1998, fica o
Poder Executivo autorizado a realizar a lei orçamentária vigente, até a
aprovação do projeto pelo Poder Legislativo.
Art. 20 Constarão do
orçamento anual os recursos destinados ao custeio de auxílios ou subvenções
autorizadas pelo Poder Legislativo através de lei específica.
§ 1º O prazo
para prestação de contas referente a recursos recebidos por conta de auxílio ou
subvenção não poderá ultrapassar noventa dias do encerramento do exercício.
§ 2º Fica vedada
a concessão de auxílio ou subvenção às entidades que não tiverem prestado
contas dos recursos recebidos ou cujas contas não tiverem sido aprovadas pelo
Executivo Municipal.
Art. 21 O Município
se obriga, de acordo com o art. 209 da Lei Orgânica
do Município, a aplicar vinte e cinco por cento da receita de impostos e
transferências na manutenção e desenvolvimento do ensino.
Art. 22 Os créditos
adicionais e suplementares abertos por decreto do Executivo, quando destinados
a suprir insuficiência nas dotações relativas aos serviços da dívida pública,
pessoal civil e encargos sociais, não onerarão o limite autorizado na lei
orçamentária.
Art. 23 Além do
estabelecido nesta lei, o Orçamento deverá seguir os seguintes princípios:
I – os projetos em execução terão prioridade sobre
os novos projetos, salvo motivo de força maior.
II – a programação de novos projetos dependerá de
prévia comprovação de sua viabilidade técnica, econômica e financeira.
Art. 24 Faz parte
integrante desta lei os quadros anexos das metas e prioridades da
administração, constantes das folhas
Art. 25 Esta lei
entra em vigor na data de sua publicação.
Art. 26 Revogam-se
as disposições em contrário.
Prefeitura Municipal de Caçapava, 16 de julho de
1997
PAULO
ROBERTO ROITBERG
DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS – EXERCÍCIO
DE 1998
GABINETE DO PREFEITO
METAS E PRIORIDADES OBJETIVOS
- Adequação, ampliação e incrementação dos serviços
e equipamentos do gabinete |
Qualificar
e otimizar o trabalho, captando e produzindo informações com maior agilidade,
possibilitando a tomada de decisão com maior presteza e eficiência |
-
Promoção de Palestras, Seminários e eventos de natureza educativa/cultural |
Proporcionar
o acesso a conhecimentos específicos em diversas áreas do saber, visando a
qualificação da população. Direcionar
a busca de soluções para problemas locais ouvindo especialistas e conhecendo
novas metodologias e possibilidades. |
-
Criação da Coordenadoria de Comunicação Social e provimento de seus cargos |
Atender
às demandas já existentes e criar alternativas que viabilizem a informação do
munícipe quanto aos serviços, atividades e decisões da administração |
-
Organização do Sistema Municipal de Defesa Civil. Aquisição
de material de segurança, sinalização. Equipamentos
de comunicação audiovisual, de resgate e de socorro. |
Atender
de forma mais qualificada às emergências locais |
Organização,
apoio e promoção de eventos e festividades sociais |
Proporcionar
infra-estrutura às atividades comemorativas do Município |
Semana
da Mulher, Dia do Trabalhador e outras festividades |
Proporcionar
infra-estrutura para a realização das diversas atividades. |
-
Readequação da Assessoria de Planejamento, com a criação e provimento de
cargos. Contratação
de terceiros e celebração de convênios |
Atender
os princípios constitucionais que determinam a adequação e utilização de
instrumentos de planejamento como forma de reduzir as desigualdades
econômicas e sócio-culturais |
Formulação
do Plano Diretor Elaboração de base cartográfica georeferenciada do
município, através do Sistema Geográfico de Informações Levantamento
aerofotogramétrico |
Informatização
de dados físico/territoriais da cidade, integrando-os aos diversos setores da
administração municipal e utilizando informações de órgãos das esferas
estadual e/ou federal. Agilizar
o atendimento ao munícipe e orientar as decisões da administração levando em
conta a realidade da cidade e seus dados. Obter
um retrato físico-territorial da cidade, em condições mais reais,
principalmente quanto aos loteamentos clandestinos – visando subsidiar as
ações políticos-habitacionais e de desenvolvimento econômico e de controle do
uso do solo |
-
Elaboração de projetos de urbanização, praças e áreas de lazer. |
Melhorar
a estética e as áreas de lazer e verdes, levando em conta as atividades que
ali serão realizadas e o tipo de demanda de atividades de entretenimento
local. |
-
Melhoria do centro da cidade |
Resgatar
os espaços públicos e privados, dotando-os de equipamentos e condições para o
de atendimento adequado à população em suas atividades de lazer e consumo. |
-
Elaboração de projetos de incentivo ao Desenvolvimento econômico |
Incentivar,
fortalecer e explorar as potencialidades da cidade, visando o desenvolvimento
econômico e social, combatendo o desemprego. |
-
Realização de cursos e treinamentos |
Manter
os profissionais da área atualizados |
Implantação
de Parques Urbanos |
Aumentar
o índice de áreas verdes dos bairros, contribuindo com a ampliação de áreas
destinadas ao lazer |
Implantação
do Projeto Verde é Vida, de levantamento de informações sobre o meio ambiente
e de formação de consciência ecológica |
Viabilizar
pesquisas de meio ambiente que desenvolvam o interesse da população em geral
e principalmente de estudantes de primeiro e segundo grau, através de
participação direta nas iniciativas |
Implantação
de ações que visem um melhor aproveitamento das políticas do Comitê da Bacia
do Rio Paraíba do Sul, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte, subsidiando a
representação da cidade no Conselho Estadual de Recursos Hídricos |
Viabilizar
ações junto às diversas cidades da região e governos estadual e federal que
integrem uma política de despoluição do Rio Paraíba e de valorização dos
Recursos Hídricos. |
-
Realização de inventário das principais fontes de poluição, emissão de
detritos, líquidos e gasosos, instalados no município |
Proceder
avaliação da qualidade dos recursos naturais existentes na cidade: ar, água,
solo e subsolo e sua capacidade de absorção de novos impactos |
-
Realização de convênios com órgãos públicos e privados para o desenvolvimento
de projetos eco-ambientais |
Buscar
recursos para a realização de programas que resultem em melhoria ambiental |
-
Seleção de áreas adequadas para a colocação de entulhos e instalação de
aterros sanitários e industriais |
Utilizar
tecnologia adequada para o tratamento dos diversos tipos de resíduos. |
-
Realização de campanhas educativas que objetivem o controle da poluição
visual, atmosférica, sonora, hídrica e atenção e cuidados com o saneamento
básico |
Objetivando
preservar o meio ambiente, promover a conscientização da comunidade |
-
Desenvolvimento de programas de identificação do perfil da mão-de-obra empregada
e desempregada no município |
Subsidiar
programas de combate ao desemprego e de desenvolvimento econômico |
-
Atualização do cadastro das empresas instaladas no município |
Levantar
os produtos fabricados no município |
-
Planejamento e execução de ações que visem o combate ao desemprego e a
miséria decorrentes de conjuntura econômica |
Dar
subsídio para iniciativas com a Comissão Municipal de Emprego, que reúne os
setores produtivos em ações concretos de combate ao desemprego |
Celebração
de convênio com o Estado para a construção e ampliação de Postos Policiais |
Ampliar
os serviços e fornecer melhores condições de segurança para o munícipe |
-
Corpo de Bombeiros. Celebração
de convênio com o Estado e com a iniciativa privada para a instalação de
posto do Corpo de Bombeiros |
Atender
à demanda |
-
Criação do Sistema de Informação Municipal |
Organizar,
otimizar e agilizar os serviços |
Celebração
de convênio com órgãos públicos e iniciativa privada para o Programa da
Eletrificação Rural |
Atendimento
às necessidades |
-
Implementação Orçamento Participativo |
Viabilizar
processo participativo e transparente de controle dos recursos públicos. |
SECRETARIA DE JUSTIÇA E DIREITOS
HUMANOS
METAS E PRIORIDADES OBJETIVOS
Criação
e organização de sistema de informação e arquivo informatizado |
Unificação
das informações, possibilitando o acesso aos pareceres, uniformizando os entendimentos
jurídicos e tornando mais ágil e eficaz a prestação de serviços de
consultoria à administração e à população. |
Regularização
fundiária de favelas e de loteamentos clandestinos |
Melhorar
a qualidade de vida da população favelada, bem como dos que construíram em
loteamentos clandestinos, chamando loteadores à responsabilidade e
legalizando a situação dos moradores |
Pagamento
das desapropriações amigáveis |
Pagamento
de indenizações expropriatórias por escritura pública ou mediante acordo em
processo, com redução do valor, em benefício dos cofres públicos municipais |
Pagamento
de precatórios Judiciais |
Atendimento
de pedidos de pagamento de indenizações judiciais em geral – incluindo-se pagamento
de créditos de natureza alimentícia (art. 57, § 3º da Constituição do Estado
de São Paulo) |
Ampliação
e modernização da biblioteca jurídica |
Necessidade
imposta pelas constantes mutações da dinâmica legislativa, doutrinária e
jurisprudencial |
Ampliação
do espaço físico da Procuradoria Geral do Município |
Aumento
das atuais instalações, visando melhoria do serviço prestado e das condições
de trabalho |
Estruturação
da Defensoria Pública e do Procon, com sede e instalações próprias |
Atender
a população carente, prestando atendimento jurídico, bem como atender os
consumidores, orientando-os suas
dúvidas e encaminhando suas reclamações |
SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO
METAS E PRIORIDADES OBJETIVOS
-
Implantar o Plano de Carreira, Cargos e Salários na Administração |
Conferir
ao funcionalismo público municipal, ao mesmo tempo, valorização e
responsabilidade no atendimento de qualidade que pretendemos dar à população |
-
Implantar O.M. na Administração |
Normalização
de procedimentos e metas administrativas |
-
Adequação do Arquivo Municipal |
Agilizar
as respostas às consultas |
-
Programa de Capacitação de Pessoal |
Melhorar
a eficácia do servidor, colocando-o em consonância com as exigências da
população no que tange à eficiência,
agilidade e resolutividade das demandas apresentadas. |
Construir
o Almoxarifado Municipal, implantando informatização no gerenciamento de materiais |
Destinar
espaço adequado ao armazenamento de material, que será comprado em melhores
condições viabilizando um pequeno estoque de material |
Reforma
e/ou construção de próprios da Prefeitura |
Manutenção,
prevenção e correção |
-
Implantação de Depósito de Materiais Apreendidos. Contratação
de agentes fiscais, auxiliares de serviços gerais, motoristas. Aquisição
de equipamentos e material permanente. Aquisição
de veículos. Leilão
de materiais apreendidos |
Guardar
materiais destinados à venda em desacordo com legislação pertinente. |
-
Implementação do Estatuto dos Servidores Públicos Municipais |
Adequar
as relações de trabalho na administração às exigências legais, estabelecendo
nova base de entendimento. |
-
Realização de concurso público |
Provimento
de cargos necessários ao bom andamento do serviço público |
-
Publicação de Atos Oficiais |
-
Viabilizar o cumprimento de legislação específica sobre publicidade dos atos
públicos. |
SECRETARIA DE FINANÇAS
METAS E PRIORIDADES OBJETIVOS
-
Implantação do Sistema Geográfico de Informações. -
Aquisição de equipamentos |
Integração
de informações contidas em diversos cadastros, referenciadas geograficamente. Atualização
cartográfica e cadastral Atender
às necessidades de supervisão |
-
Implantação/Expansão do Sistema Informatizado Integrado de Receita
Contratação de terceiros |
Agilizar
o atendimento aos munícipes ou aos órgãos, melhorando o controle das
informações. Digitalização
de dados cadastrais |
-
Incremento à Arrecadação Reforma
Tributária Celebração
de convênios com órgãos públicos, privados, entidades e Universidades. Aquisição
de móveis e equipamentos Contratação
de pessoal Aquisição
de veículo Ampliação
de postos de atendimento |
Melhorar
a capacidade de arrecadação, aperfeiçoando o sistema de fiscalização, cobrança
e arrecadação dos tributos e realizando campanhas educativas. -
Atualização da legislação vigente -
Atualização cadastral para fins de tributação. -
Atender às necessidades do departamento -
Completar a frota visando melhorar a fiscalização -
Instalação de guichês -
Melhoria no atendimento ao público e na cobrança de dívidas |
-
Ampliação da Informatização |
Controle
da arrecadação e assegurar uma maior confiabilidade nos dados disponíveis. |
-
Amortização da Dívida Pública |
Pagamento
de Precatórios Judiciais, de acordo com disposições constitucionais (Art. 100
da CF e 33 dos Atos das Disposições Transitórias). |
-
Obter financiamentos diversos a longo prazo |
Responder
às demandas populares por obras e serviços |
-
Aquisição de linhas telefônicas |
Agilizar
o sistema de atendimento e consulta nos diversos órgãos públicos |
-
Contratação de Agentes Fiscais, Técnicos Administrativos, motoristas |
Tornar
mais acessíveis à população serviços que vissem arrecadar mais |
SECRETARIA DE OBRAS E SERVIÇOS
MUNICIPAIS
METAS E PRIORIDADES OBJETIVOS
-
Implantação e readequação de Lay-out da Secretaria |
Melhor
divisão e distribuição da secretaria para atendimento de demandas de setores
de trabalho. |
-
Aquisição de veículos |
Contribuição
na fiscalização e obras particulares e acompanhamentos das obras públicas |
-
Contratação de serviços técnicos especializados |
Para
elaboração de estudos e/ou projetos técnicos |
-
Regularização fundiária de loteamentos e chácaras clandestinas bem como de
áreas urbanas degradadas |
Regularização
fundiária, obedecendo critérios estabelecidos em legislação específica. |
-
Programas de Plantas Populares, com assistência e responsabilidade técnica,
através de contrato ou convênio com entidade e/ou Universidade |
Dotar
e fiscalizar o cumprimento de plantas populares bem como o acompanhamento
técnico do responsável pela obra |
-
Levantamento de dimensionamento do déficit habitacional do município |
Conhecimento
da realidade para a implementação de medidas de redução do déficit. |
-
Desassoreamento de rios, córregos e canais |
Realização
de obras de limpeza, desassoreamento e retificação. |
-
Execução de obras de contenção de encostas |
Para
evitar deslizamento em áreas de risco |
-
Execução de obras de proteção contra erosão |
Prevenção
de erosão em áreas de risco |
-
Canalização de córregos, rios e canais |
Redução
de ocorrência de enchente |
-
Construção e Adequação de galerias de águas pluviais no perímetro urbano e
estradas rurais. Melhoria
do escoamento de águas pluviais, reduzindo a ocorrência de enchentes |
Atendimento
de demanda |
-
Desapropriação, construção e reformas de pontes, passarelas e passagens
inferiores nas zonas urbanas e rurais |
Melhoria
nas condições de tráfego de veículos e deslocamento de pedestres. |
-
Implantação e melhoria de iluminação pública |
Atendimento
de demanda existente, melhorando a qualidade de vida das pessoas. |
-
Implantação de melhorias em loteamento sob intervenção da Prefeitura e com
características de emergência |
Dotar
loteamento sob intervenção melhorias básicas (infra-estrutura) |
-
Campanha de divulgação, de orientação e de utilidade pública quanto à
alteração na legislação de utilização e ocupação do solo |
Conscientização
da população sobre medidas que podem ser tomadas no âmbito municipal. |
-
Elaboração e implantação de novos procedimentos e rotinas para aprovação de
projetos e fiscalização de obras particulares e loteamentos (em andamento) |
Simplificação
e desburocratização do processo de licenciamento, tornando a fiscalização
mais ágil e eficiente na orientação da correta utilização e ocupação do solo. |
Elaboração
de legislação e implantação de áreas de interesse social. |
Para
implantação de programas habitacionais, de interesse social. |
Criação
e manutenção do Conselho Municipal de Habitação e do Fundo Municipal de
Habitação |
Garantir
recursos orçamentários e financeiros para programas de Habitação |
-
Implantação de Programa Habitacional de Baixa Renda no município |
Redução
do déficit habitacional |
-
Execução de reformas e obras em imóveis públicos |
Preservação
do patrimônio histórico ou de interesse artístico e cultural. |
-
Celebrar contratos de prestação de serviços para controle de qualidade e
ensaios técnicos |
Visa
melhorar o controle da qualidade na execução de obras. |
Celebração
de convênios de interesse do Município |
Celebrar
convênios com a União, Estado, Autarquias e concessionárias de Serviço
Público |
-
Executar projeto de arborização, substituindo espécies inadequadas e mantendo
equipe para poda e remoção. Celebração de convênio e ou contratação de
terceiros. |
Melhoria
do visual da cidade, com redução de danos ao patrimônio público e privado,
diminuindo as operações emergenciais e as indenizações. |
-
Ampliação e modernização das instalações da oficina de manutenção de máquinas
pesadas e veículos. Aquisição
de ferramentas |
Atender
às necessidades da oficina, visando agilizar os serviços executados e reduzir
custos com equipamentos parados. |
-
Programa de Coleta Seletiva de Lixo -
Promover capacitação de pessoal |
Utilização
de técnicas que visem reduzir os resíduos sólidos e, ao mesmo tempo,
contribuir com a conscientização ecológica. |
-
Execução permanente de programa de manutenção de áreas verdes, ruas,
logradouros públicos e estradas rurais. Contratação
de terceiros para limpeza pública. Locação
de máquinas e equipamentos |
Manter
a cidade limpa. |
-
Instituir Programa Permanente de Manutenção das Estradas Rurais e Ruas não
Pavimentadas. Recuperação
e adequação de galerias, bueiros, travessias, melhorias de vias e construção
de pontes |
Redução
de custo e atendimento da demanda. |
-
Implantação de Programa de Destinação Final de Entulho. Adquirir
máquinas e equipamentos. -
Contratação de terceiros. |
Desenvolver
ações educativas que resultem na reutilização de entulho pela Prefeitura. Potencializar
a utilização do entulho e melhorar o aspecto visual da cidade. Orientação
e capacitação de pessoal. |
-
Incrementar a produção de mudas no Horto Municipal |
Ampliar
o atendimento à população e qualificar o acervo. |
-
Dar assistência a bairros que não possuem rede de esgoto e/ou de água |
Prevenção
de doenças e viabilizar infra-estrutura |
-
Programa de Educação de Trânsito |
Orientar
alunos, pedestres e motoristas. |
-
Obras e manutenção de rotatórias, canteiros, alargamento de vias, etc. |
Melhorar
e agilizar o trânsito local, com segurança e adoção de medidas que respeitem
o portador de necessidades especiais. |
-
Construção de muros e calçadas |
Melhoria
da segurança e trânsito de pedestres |
-
Aquisição de veículos e equipamentos |
Fiscalização |
-
Sinalização nas proximidades das escolas |
Segurança
aos escolares |
-
Sinalização horizontal, vertical, semafórica e de dispositivos de controle de
tráfego |
Melhoria
da fluidez do trânsito e redução de acidentes |
Contratação
de consultorias e serviços |
Subsidiar
e agilizar as decisões da área de trânsito. |
Compra
de material (livros, publicações) técnico de trânsito |
Qualificação
de pessoal |
-
Implantação e manutenção de placas de denominação de vias |
Auxílio
e orientação aos usuários. |
-
Retirada de obstáculos físicos irregulares |
Atendimento
à legislação |
-
Implantação e manutenção de abrigos |
Atendimento
à demanda |
-
Fiscalização do serviço de transporte coletivo. Contratação
de pessoal |
Acompanhamento
planilhado do serviço, com fiscalização, visando a melhoria do serviço. |
-
Pavimentação |
Melhoria
do sistema viário. |
-
Celebração de convênio visando a pavimentação |
Financiamento
da pavimentação, através do PCM – Plano Comunitário de Melhoramentos. |
-
Parceria com iniciativa privada para pavimentação de Marginal da Dutra |
Criação
de alternativas de vias de acesso à cidade |
-
Manutenção de vias públicas (tapa-buracos) |
Conservação
de vias |
-
Pavimentação asfáltica |
Recuperação
de vias, melhoria do tráfego |
-
Recapeameno |
Restauração
de vias |
-
Aquisição de veículos leves, máquinas e equipamentos |
Atendimento
de demanda |
-
Contratação de pessoal, treinamento e capacitação |
Investimento
na melhoria do serviço público |
-
Desapropriações |
Atendimento
de necessidades da Administração Municipal e/ou implantação de melhorias no
sistema viário |
-
Realização de obras (ou parceria para) na rede de água de esgoto |
Atendimento
de demanda |
-
Desapropriação de área para construção ou ampliação do cemitério municipal |
Aumentar
a oferta de jazigos no município. |
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
METAS E PRIORIDADES OBJETIVOS
-
Ampliação da Secretaria Municipal de Educação. Construção,
ampliação, reforma e adequação de espaços. Criação
de cargos e contratação de pessoal. Aquisição
de linhas telefônicas Locação
de equipamentos, máquinas, veículos e outros |
Atender
o aumento de demanda da Rede Municipal de Ensino, otimizando espaços e
serviços e viabilizando atendimento de emergência. |
-
Informatização Implantação
de laboratórios de Informática na Rede Municipal de Ensino. Aquisição
de equipamentos de informática. Celebração
de convênio e/ou contratação de técnicos |
Dar
continuidade à informatização da SME, da Rede, administrativa e
pedagogicamente, garantindo aos alunos o acesso à informática. |
-
Ampliação da Merenda Escolar e de Creches. Aquisição
de gêneros alimentícios para a Merenda Escolar. Aquisição
de gêneros alimentícios para as creches. Reforma
e adaptação de depósitos de gêneros alimentícios para a Creche e Merenda. Celebração
de Convênios |
Atender
à demanda. Armazenar,
de forma adequada, os gêneros perecíveis. Adequar
instalações. Capacitar
profissionais para melhoria do desempenho |
-
Expansão do Programa de Transporte Escolar. Aquisição
de passes escolares. Locação
de veículos e contratação de serviços de transportes de alunos. |
Atender
aos alunos da Zona Rural e os portadores de necessidades especiais. |
-
Capacitação. Implementação
de programa permanente de valorização do servidor público. Capacitação
de pessoal. Contratação
de serviços de terceiros. Implantação
de horário destinado à formação permanente de profissionais da Educação. |
Capacitar
e estimular pessoal para melhor desempenho. Viabilizar
o encontro dos profissionais para estudo e atualização. |
-
Celebração de Convênios. Realização
de convênios com entidades sem fins lucrativos, Universidades e/ou
contratação de empresa. |
Viabilizar
e ampliar o atendimento de programas extra-curriculares, rede de biblioteca e
outros. |
-
Ampliação da Rede de Educação Infantil e de Creche. Criação
de cargos e contratação de pessoal docente, técnico, administrativo e de
apoio. Aquisição
de material permanente. Construção,
ampliação e reformas. |
Atender
à demanda infantil – faixa etária de Atender
aos alunos portadores de necessidades especiais físicas. Suprir
a necessidade de pessoal. Suprir
as necessidades de materiais da Rede de Educação Infantil. |
-
Ampliação da Rede de Ensino de 1º Grau. Construção
e ampliação de prédios escolares. Municipalização
progressiva do Ensino de 1º Grau. Ampliação
de Classes de Suplência I e II e Classes Aceleradas. Criação
de cargos e contratação de pessoal docente, técnico, de apoio e
administrativo. Implantação
do ensino profissionalizante em nível de 1º grau. |
Atender
à demanda para o ensino fundamental, inclusive de alunos portadores de
necessidades especiais. Incorporar
progressivamente unidades de ensino de 1º Grau da Rede Estadual. Atender
aos alunos que não tiveram acesso ao ensino em idade própria. Atender
necessidades de pessoal da Rede. Capacitar
os alunos profissionalmente para o mercado de trabalho |
-
Ampliação do Ensino Técnico e Profissionalizante. Abertura
de novos cursos. Criação
de cargos e contratação de pessoal. Aquisição
de material permanente. |
Aumentar
a oferta de ensino profissionalizante. Suprir
necessidades de pessoal no Ensino Profissionalizante |
-
Implantação do Estatuto do Magistério e Revisão de Plano de Carreira. Aumento
de recursos para pagamento de pessoal |
Revisar
e modificar remuneração dos serviços da SME. |
-
Implementação do Conselho Municipal de Educação e Conselhos de Escola |
Democratizar
a gestão pública do ensino. |
-
Renovação da frota Aquisição
e/ou locação de veículos |
Atendimento
de demanda. |
-
Implantação do novo Regimento Comum da Rede de Ensino Municipal |
Legitimar
o projeto político-pedagógico, favorecendo a democratização da gestão na
Educação. |
-
Implantação do projeto Salas de Leitura, nas Escolas Municipais. |
Criar
espaços privilegiados para atividades de leitura para alunos e comunidade. Ampliação
do acervo e dos serviços prestados. |
-
Implementação do Programa Municipal de Prevenção às Drogas – DST/AIDS e de
Orientação Sexual |
Capacitar
adolescentes como multiplicadores na prevenção à AIDS. Orientar
as crianças e adolescentes sobre o uso indevido de drogas e sobre
sexualidade. |
Implementação
de projetos de arte nas escolas |
Proporcionar
aos alunos o acesso às diversas formas de expressão artística, visando a formação
global do cidadão. |
Implementação
de Programa de Educação Ambiental. Criação
do Parque de Educação Ambiental da Moçota. Ampliação
da Coleta Seletiva do Lixo nas Escolas Municipais |
Proporcionar
à comunidade a conscientização sobre a degradação do meio ambiente, poluição
sonora, do ar, da água e do solo, recursos naturais e reciclagem do lixo. Favorecer
a construção de um projeto de Educação Ambiental na Escola. |
SECRETARIA DE CULTURA
METAS E PRIORIDADES OBJETIVOS
-
Implementação da Fábrica de Lazer e Cultura -
Regularização da desapropriação. -
Contratação de pessoal e/ou convênio com órgãos Estadual e Federal e com
iniciativa privada |
-
Desenvolvimento de oficinas, cursos, teatro. -
Dotar a cidade de um centro de lazer e formação cultural. |
-
Reforma administrativa. -
Contratação de pessoal |
-
Readequação das divisões e de cargos |
-
Implementação de projeto da Ação Cultural Descentralizada |
-
Atendimento de demanda por instrumentos de cultura nos bairros. |
-
Implantação de projeto |
-
Incentivo à arte das figureiras, cesteiros, doceiras. -
Política de descentralização da cultura e incentivo à cultura regional |
-
Criação do Palco Móvel |
-
Para uso na ação cultural descentralizada. |
-
Aquisição de materiais e equipamentos |
-
Maior agilidade e eficiência na execução dos trabalhos da Secretaria |
-
Implantação e execução do Projeto “Dançar é vida” |
-
Levar a dança às crianças carentes da cidade, através de oficinas. |
-
Realização de cursos e Oficinas Culturais |
Possibilitar
o acesso da população às mais diversas formas de arte, ampliando e adequando
o atendimento. |
-
Exposição de Artes Plásticas |
-
Elaboração de calendário de exposição de trabalhos de artistas plásticos da
cidade, divulgando a sua obra. |
-
Realização de cursos. |
-
Capacitação de pessoas interessadas em atividades culturais até como forma de
geração de renda. |
-
Resgate da cultura popular |
-
Incentivar os diversos tipos de manifestação cultural nos bairros. |
-
Resgate da Serenata |
-
Incentivar e apoiar a sua realização. |
-
Projeto “Memória Viva” |
-
Manter documentada em vídeo, foto, texto (etc) a memória da cidade, com
registro, através de pessoas que se disponham a contá-la. |
-
Feira do Artesanato |
-
Continuidade ao trabalho que já vem sendo realizado, aos sábados, na Praça da
Bandeira. |
-
Implementação de Biblioteca para Deficientes Visuais |
-
Atendimento de demanda. |
-
Implementação de Biblioteca Infanto Juvenil |
-
Atendimento de necessidade de espaço específico para a juventude desenvolver
o hábito da leitura. |
Reestruturação
da fanfarra municipal, compra de material e instrumentos |
Resgatar
a fanfarra municipal, incentivando os jovens a utilizar suas habilidades
musicais |
-
Criação da Videoteca |
-
Exibição de filmes educativos |
-
Criação da Gibiteca |
-
Incentivo às crianças para desenvolverem o hábito de ler. |
-
Assinatura de revistas e jornais para a Biblioteca |
-
Atualização do acervo |
-
Renovação do acervo da Biblioteca, com aquisição de livros |
-
Atendimento de demanda |
-
Celebração de convênio com órgãos dos governos Estadual e Federal e de
parcerias com a iniciativa privada |
-
Implementação de política cultural de forma ampla, atendendo diversos
públicos |
-
Política de Valorização do Patrimônio Histórico, Cultural e Arquitetônico da
Cidade (público ou não) -
Celebração de convênio com instituições públicas e privadas |
Realização
de atividades que visem a sua restauração, manutenção e valorização |
-
Realização de festividades e de eventos artísticos e culturais |
-
Aprimoramento do conhecimento e conscientização do valor da cultura |
-
Projeto Marionetes e Fantoches na Biblioteca |
-
Ensino e educação através do teatro |
-
Criação de arquivo histórico municipal |
Preservar
a memória |
Ampliação
do quadro de funcionários |
Melhorar
o desenvolvimento e andamento do trabalho |
Criação
de bibliotecas nos bairros |
Descentralização
do atendimento e melhoria no acesso |
Implementação
de biblioteca itinerante, com aquisição de equipamentos necessários |
Descentralizar
o atendimento facilitando o acesso ao serviço |
Implementação
de projetos turísticos |
Aproveitar
o potencial turístico do município |
SECRETARIA DE ESPORTES, RECREAÇÃO E
LAZER
METAS E PRIORIDADES OBJETIVOS
-
Ampliação, construção, manutenção e reforma de instalações esportivas. Construção
de canchas de malhas e bocha Aquisição
de equipamentos e material esportivo Aquisição
de mobiliário |
Melhorar
a qualidade do atendimento à população |
-
Informatização Aquisição
de equipamentos Ampliação
do quadro de servidores |
Atendimento
de demanda com eficiência e rapidez |
-
Organização de torneios e eventos esportivos e recreativos Contratação
de pessoal de apoio |
Ampliar
o atendimento |
-
Ampliação e construção de campos de futebol no município Construção
de vestiários e alambrados Ampliação
do quadro de servidores Aquisição
de equipamentos para iluminação Aquisição
de grama Aquisição
de materiais e equipamentos esportivos |
Ampliar
e melhorar o atendimento à comunidade |
-
Convênio com Universidades |
Ampliar
e melhorar o atendimento à comunidade |
-
Implementação de projetos de atendimento à criança e ao adolescente em
situação de risco |
Medida
preventiva |
-
Implantação de projetos que priorizem os portadores de necessidades especiais |
Atendimento
aos portadores de necessidades especiais |
-
Implantação de projetos que visem prioritariamente os idosos |
Atendimento
à população de Terceira Idade |
-
Parceria com a iniciativa privada |
Realização
de atividades, com a participação – inclusive financeira – dos diversos
setores da sociedade |
-
Projeto Férias na Cidade Aquisição
de materiais esportivos e equipamentos Contratação
de pessoal de apoio Compra
de gêneros alimentícios |
Atendimento
de estudantes no período de férias escolares, com atividades esportivas e
recreativas |
Custeio
de representação esportiva nos torneios regionais, estaduais e nacionais |
Desenvolvimento
de desporto municipal |
SECRETARIA DA CIDADANIA E DA
ASSISTÊNCIA SOCIAL
METAS E PRIORIDADES OBJETIVOS
-
Reestruturação do trabalho social, atendendo a Lei Orgânica da Assistência
Social (Lei Federal 8742/93) |
Criação
dos programas e projetos previstos na Lei. Viabilização
de instrumentos legais que atendam à Assistência Social Criar
e implementar o Conselho e o Fundo Municipal de Assistência Social |
Implementação
do Programa de Garantia de Renda Familiar Mínima |
Combate
à miséria e a marginalização e desenvolver projetos de garantia da
permanência das crianças com idade entre 7 e 14 anos na escola |
Atendimento
a emergência e situações de calamidade pública |
Garantir
o atendimento às vítimas |
Implantação
de plantões sociais |
Dotar
de recursos orçamentários e financeiros os plantões sociais |
Construção
de equipamento público para o atendimento de crianças e adolescentes |
Atendimento
de crianças e adolescentes em situação de risco ou de abandono |
Celebração
de convênio e parcerias com entidades sociais |
Viabilização
e garantia de continuidade de programas de assistência social |
Assessoria
técnica sistemática às entidades sociais |
Capacitar
as entidades sociais, articulando-as para a organização da rede de
atendimento local e garantindo a continuidade de convênios de interesse do
Município |
-
Contratação de pessoal técnico, administrativo e operacional para atender às
finalidades da Secretaria |
Implementação
e/ou desenvolvimento de programas |
-
Implementação do Conselho Tutelar |
Cumprimento
do Estatuto da Criança e do Adolescente e à legislação municipal pertinente |
-
Implementação dos Fundos Municipais de Assistência Social, dos Direitos da
Criança e do Adolescente e do Fundo de Garantia da Renda Familiar Mínima |
Destinação
de recursos e definição de políticas |
Implementação
de políticas de atenção á terceira idade |
Atendimento
à população idosa |
-
Aquisição de veículos, móveis, máquinas, equipamentos de informática e
ferramentas diversas |
Agilizar
a prestação de serviços à comunidade |
-
Organização de trabalho junto à população de baixa renda, visando auxiliar no
envolvimento da comunidade com a Política Habitacional do Município |
Participar
da implementação da Política Habitacional, organizando e mobilizando a
população carente |
Organização
de grupos para geração de renda junto à população desfavorecida
economicamente |
Implementar
ações que incentivem os munícipes a participar dos grupos |
-
Celebração de convênio e/ou contratação de serviços de Universidade |
Realização
de pesquisas que visem a Identificação e definição de políticas de combate à
miséria no município |
SECRETARIA DE SAÚDE
METAS E PRIORIDADES OBJETIVOS
-
Construção, reforma e ampliação de Unidade de Saúde -
Contratação de pessoal -
Provimento de cargos e salários -
Celebração de convênios -
Implantação de Policlínicas |
-
Ampliação da oferta de serviços básicos de saúde `a população -
Melhoria do sistema, com atendimento descentralizado de especialidades |
-
Informatização das Unidades de Saúde Adequação
do sistema de telefonia |
-
Maior qualidade e agilidade dos serviços, visando garantir o acesso do usuário
de forma mais simples (agendamento) e a organização de uma rede de
informações de saúde (prontuário único e sistema de informação de saúde). -
Melhoria do controle de qualidade dos serviços |
-
Aquisição de ambulâncias e outros veículos |
-
Atendimento de demanda, aumentando a capacidade de solucionar problemas de
transporte |
-
Aquisição de equipamentos e instrumentos médicos hospitalares |
-
Equipar adequadamente as Unidades de Serviço de Saúde e emergência |
-
Aquisição de equipamentos e mobiliário médico hospitalares |
-
Melhoria da qualidade dos serviços do Sistema |
-
Aquisição de ambulância com UTI |
-
Atendimento adequado às situações emergenciais |
-
Realizar treinamento e capacitação de pessoal e educação em saúde |
-
Melhoria da qualidade dos serviços prestados, através da participação e
realização de cursos e seminários |
-
Implementação do Programa de Atendimento à Saúde Mental |
-
Atendimento de demanda e ampliação dos serviços |
-
Construção e ativação de unidades de pronto atendimento |
-
Ampliação do atendimento |
-
Implantação de turnos de atendimento nas Unidades de Saúde |
-
Facilitar o acesso e aumentar a oferta de serviços |
-
Programa de orientação e divulgação de informação sobre Saúde e utilização de
serviços |
-
Esclarecer e orientar os usuários do serviço de saúde, informando a população
sobre medidas preventivas |
-
Parceria com a iniciativa privada e entidades sindicais |
-
Divulgação de medidas preventivas ao acidente de trabalho, doenças
profissionais |
-
Implantação do PAD – Programa de Atenção Domiciliar – e do PID – Programa de
Internação Domiciliar |
-
Efetivo atendimento às necessidades da população, otimizando a utilização,
reduzindo o déficit local dos leitos e promovendo a integração do paciente
com sua família |
-
Ampliar a oferta de atendimento odontológico nos bairros |
-
Ampliar o atendimento e garantir a prevenção contra cáries |
-
Implantação de serviço de reabilitação |
-
Garantia de acesso aos serviços Viabilizar
a concessão de artigos próprios |
-
Implantar programa DST/AIDS, com equipe multiprofissional para atendimento
especializado |
-
Atendimento diferenciado, preventivo, educativo e de respeito aos doentes de
HIV |
-
Organizar e normatizar ações de prevenção e assistência integral de saúde |
-
Melhoria dos índices de morbe-mortalidade, permitindo o investimento em
prevenção |
-
Implantação de projetos que visem a promoção da saúde da criança e do
adolescente, da mulher, do idoso e do trabalhador prioritariamente |
-
Melhorar a qualidade dos serviços prestados |
Implementar
o Conselho Municipal ou Conselhos Locais de Saúde |
Viabilização
do controle social da gestão da Saúde Municipal através da participação
popular |
Implementar
o Fundo Municipal de Saúde |
-
Viabilizar o controle e gestão financeira dos recursos para área de Saúde |
SECRETARIA DE AGRICULTURA E
ABASTECIMENTO
METAS E PRIORIDADES OBJETIVOS
-
Implementação da Feira do Produtor: Organização
de estrutura física em vários pontos da cidade |
Apoiar
e incentivar a produção rural no município, possibilitando o acesso da
população a produtos de primeira necessidade com qualidade e preços mais
competitivos, sem descuidar da qualidade |
Aquisição
de Equipamentos e material permanente |
Melhoria
do sistema proporcionando maior qualidade e agilidade dos serviços |
Contratação
de Pessoal Provimento
de Cargos e Salários |
Atender
a demanda e adequar a estrutura funcional de todas as áreas deficientes |
-
Implementação do Projeto “Ponto da Economia”. Organização
de estrutura física para a venda de produtos sazonais, somente em locais de
grande concentração popular |
Levar
ao consumidor, a preços mais acessíveis, produtos sazonais |
-
Implantação de Patrulha Agrícola. Aquisição
de máquinas agrícolas: trator arado, grade, esparramador e calcário etc. |
Política
de incentivo à pequena produção e ao desenvolvimento econômico da cidade |
-
Reforma do Mercado Municipal Aquisição
de equipamentos e de material permanente |
Adequar
a atual estrutura do Mercado Municipal às exigências dos usuários e sanar as
deficiências existentes |
-
Vacinação e Cadastramento do gado vacum, cavalar, ovino, caprino e suíno |
Contribuição
à erradicação da Febre Aftosa; Combate
à zoonose raiva; Iniciar
o combate à brucelose, cadastrando os agricultores e o número de seus animais |
-
Municipalização do projeto “Caminho da Roça”. Realização
de cursos artesanais |
Agregar
valores à produção agro-pastoril, melhorando a renda na pequena produção |
-
Apoio a eventos municipais relativos à agricultura |
Ação
junto às escolas e entidades sem fins lucrativos |
-
Programa de Incentivo para a Implantação de Hortas Escolares e Comunitárias. -
Distribuição de material de apoio |
-
Incentivo à produção de alimentos, barateando custos |
-
Impressos e documentos |
-
Utilização de folhetos explicativos, jornais e cartilhas. |
-
Programa Volta ao Campo Convênio
com o SEBRAE |
Incremento
e valorização da produção agropecuária |
-
Construção do Matadouro- Municipal |
-
Com a criação do Serviço de Inspeção Municipal é mister que o município
possua seu “matadouro”, evitando o abate clandestino dos grandes animais e
possibilitando o exame da produção |
-
Contratação de pessoal. Provimento
de cargos e salários |
Atender
à demanda, em locais como Mercado, Hortas e fiscalização, por exemplo. |
-
Construção do Parque de Exposição e Recreação |
Dotar
a cidade de mais um equipamento para a atração de turistas e investimento. |
-
Implementação de Turismo Rural e Ecológico |
-
Criar emprego na Zona Rural, fixando o homem no campo. |
FUNDAÇÃO DE SAÚDE E ASSISTÊNCIA DO
MUNICÍPIO DE CAÇAPAVA
METAS E PRIORIDADES OBJETIVOS
-
Ampliação e readequação do Centro Cirúrgico |
Atendimento
de demanda reprimida do setor |
-
Reforma de instalações físicas |
Adequar
as instalações atuais, otimizando espaços e serviços. |
-
Aquisição de equipamentos médico-hospitalares |
-
Estruturar os serviços e viabilizar sua melhoria na qualidade. |
-
Construção do PS Infantil |
Criar
condições para atendimentos de urgência e emergência de pacientes em local
próprio. |
-
Criação da UTI Infantil |
Criar
condições de socorro emergencial e acompanhamento de situações de grande
risco para a vida do paciente, permitindo independência da rede hospitalar de
outras cidades da região |
-
Construção e reforma de instalações administrativas |
Possibilitar
melhores condições de trabalho, separando atendimento dos pacientes de
Rotinas Administrativas |
-
Construção e reforma da cozinha |
-
Viabilizar o suporte de nutrição como suporte terapêutico |
-
Construção, reforma e ampliação: das estruturas de suporte: SND, Lavanderia,
Manutenção, Almoxarifado |
Atualizar
equipamentos existentes, regularizar programas, possibilitar melhoria da
qualidade dos trabalhos, possibilitar redução de tempo de processamento de
informações. |
-
Informatização do sistema. Aquisição
de equipamentos, material e programas de informática |
Tornar
o atendimento mais ágil e eficiente, permitindo o controle das informações |
-
Substituição de veículos (ambulância, veículos de apoio), renovação de frota. |
Melhorar
as condições do atendimento emergencial. |
-
Criação de cargos e contratação de pessoal |
Atender
aumento de demanda, substituição de profissionais inabilitados, desenvolver
trabalhos/atividades específicas, compor quadro legal de funcionários. |
-
Treinamento e capacitação de pessoal. |
Atualização
de técnicas, conceitos, conhecimentos e práticas voltadas ao trabalho de cada
profissional, prestando serviços com qualidade e custos adequados. |
-
Plano de Cargos e Salários. Plano
de Carreira. Avaliação
de desempenho. |
Adequação
ao mercado de trabalho, valorização dos profissionais, desenvolvimento
profissional e melhoria das condições de trabalho. |
-
Aquisição de medicamentos, materiais, produtos e serviços hospitalares. |
Atendimento
de demanda. |
-
Aquisição de Central Telefônica. |
Substituição
da Central atual, que apresenta problemas. |
-
Celebração de Convênio com Governos Estadual e Federal. Realização
de parceria com a iniciativa privada. |
Melhorar
a qualidade dos serviços prestados. |
-
Pagamento, refinanciamento e/ou negociação de dívidas. |
Sanear
as dívidas e manter equilíbrio financeiro. |
CÂMARA MUNICIPAL DE CAÇAPAVA
METAS E PRIORIDADES OBJETIVOS
Ampliação
das instalações da Câmara Municipal |
Adequar
o setor administrativo e de assessoria, e proporcionar que cada Vereador
utilize gabinete privativo. |
Melhoria
das Instalações existentes |
Reformas
que se fazem necessárias, tendo em vista a aquisição de novos equipamentos e
mobiliários |
Reforma
na Estrutura Administrativa com a criação de órgãos |
Criação
de novos órgãos de assessoramento político, legislativo e administrativo |
Treinamento
de Recursos Humanos |
Proporcionar
treinamento aos servidores, atualizando e especializando-os em suas
atividades |
Revisão
do sistema de Informática existente e implantação de novos sistemas |
Atualização
e adequação da informatização e implantação de novos sistemas operacionais |